Duas pocilgas construídas de forma irregular às margens do Rio Jaguaribe foram demolidas na manhã desta terça-feira (8), em uma ação conjunta das Secretarias de Meio Ambiente (Semam) e de Infraestrutura (Seinfra) da Prefeitura de João Pessoa. As estruturas estavam localizadas entre os bairros do Rangel e do Cristo Redentor, nas proximidades da ladeira do Varjão.
De acordo com a Semam, os responsáveis pelas criações de porcos haviam sido notificados ainda em março deste ano sobre a necessidade de encerramento das atividades e remoção das construções. À época, as pocilgas foram identificadas durante vistorias realizadas após a aparição de uma mancha de poluição entre as praias do Bessa e Intermares, levantando suspeitas sobre o despejo irregular de resíduos no Rio Jaguaribe e, consequentemente, no mar.
Além da mancha no litoral, técnicos da prefeitura também detectaram uma espuma branca no próprio rio, nas proximidades das criações, reforçando os indícios de poluição causados pelo descarte de dejetos suínos.
Mais de 150 animais foram encontrados no local. Os porcos foram entregues a familiares pelos próprios donos antes da demolição. O entulho das pocilgas está sendo transportado para ser utilizado nas obras do Mercado de Oitizeiro.
A ação faz parte de um esforço da gestão municipal para combater práticas que degradam o meio ambiente e comprometem a qualidade da água dos rios e praias da Capital Paraibana.
da Redação