A Prefeitura de João Pessoa avança na construção de uma sociedade mais justa e igualitária com a formação da Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial, órgão responsável por formular e executar políticas públicas voltadas à equidade racial e à valorização da diversidade étnico-cultural da cidade. Nesta quarta-feira (7), foi realizada a primeira reunião do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir).
Para liderar essa importante iniciativa, a Coordenadoria conta com Carla Uedler Moreira, cuja trajetória é marcada pela luta pelos direitos humanos e pela promoção da equidade racial. “É com muito orgulho e vontade de mudanças que assumo esta missão de estruturar ações que garantam a efetivação de políticas públicas voltadas ao enfrentamento do racismo, da discriminação e das desigualdades socioeconômicas”, afirmou.
Para isso, já houve um primeiro passo: a realização da primeira reunião do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), consolidando a atuação conjunta entre governo e sociedade civil na defesa dos direitos da população negra, povos indígenas, população de religião de matriz afro-indígena-brasileira, comunidades ciganas, ribeirinhas e quilombolas, capoeiristas, mulheres negras, juventude negra, entre outros.
A reunião teve como pauta a organização da Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, que será realizada para ampliar o debate sobre estratégias de inclusão, reparação histórica e desenvolvimento de políticas que garantam direitos à população negra e aos povos e comunidades tradicionais.
A reunião do Compir, órgão colegiado de caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador, teve grande representatividade, contando com ativistas da sociedade civil Marli Soares, Leo Negro, Jany Santos e Felipe Tavares, membros do Movimento Negro Unificado – MNU-PB e OPA, além de representantes da Prefeitura, incluindo a secretária das Mulheres, Vírgínia Veloso Borges, e integrantes da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), representada por Edilânia Vivian Silva dos Santos, bem como Luciano Antônio de Souza e Cláudia Flávia Gouveia Rodrigues da Secretaria de Habitação Social (Semhab), e Heitor de Lima Silva, da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), entre outros membros e conselheiros.
O encontro também contou com a participação do presidente do Compir, Lucian Souza da Silva, representante da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sedec); além do coordenador da Promoção e Cidadania LGBT, Geraldo Leite Filho. O Ministério da Igualdade Racial (MIR) esteve presente virtualmente, reforçando o compromisso nacional com a agenda antirracista e a construção de políticas públicas eficazes.
A Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial fica localizada no Parque Solon de Lucena, nº 216, Centro de João Pessoa.
Secom PMJP