O presidente Lula aceitou a indicação feita pelo presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), para nomear Frederico Siqueira Filho como novo ministro das Comunicações. “Fred” como é conhecido no mercado é um técnico do setor, já trabalhou na Oi e atualmente estava presidindo a Telebras. Ele é engenheiro civil, natural de Pernambuco, mas radicado na Paraíba.
Com o anúncio oficial, que deve sair nas próximas horas, ele passa a ocupar a vaga deixada por Juscelino Filho, após a rejeição do convite feito ao atual líder do União Brasil na Câmara, deputado federal Pedro Lucas (MA).
A indicação de Frederico Siqueira passa a ser uma escolha pessoal de Alcolumbre, assim como já havia sido na época de Juscelino Filho, durante a montagem do Governo Lula.
Fred tem sido responsável pela oxigenação da Telebras nos últimos dois anos. Foi graças a ele que o então ministro Juscelino decidiu renovar a assinatura do contrato da estatal com a pasta, para continuidade do programa Gesac – Governo Eletrônico, Serviço de Atendimento ao Cidadão.
O novo ministro também deu um novo rumo para a Telebras ao fechar acordos de parcerias com outras empresas privadas que exploram serviços de satélite, de forma a aumentar a capilaridade no país do sinal de Internet por meio dessa infraestrutura, o que permitiu à estatal também prestar o serviço no programa “Aprender Conectado”, de internet nas escolas públicas.
Porém a empresa ainda não conseguiu assinar o contrato de serviços com a entidade que executa a implantação desse programa, por pressão das operadoras móveis. Agora como ministro, Fred terá poderes para resolver o problema.
Em outro movimento, a Telebras deve sair até o fim deste ano da condição de empresa dependente do Orçamento da União, decisão tomada no Governo Jair Bolsonaro que atrapalhou uma série de investimentos da companhia e de renovação da sua rede.
com Capital Digital