Notícias da Paraíba

PB lidera crescimento do turismo no NE em 2024 e tem faturamento de R$ 94,5 milhões

O turismo da Paraíba continua em ascendência e teve um incremento 5,4% no setor, o maior entre os estados do Nordeste. Os dados são da nova pesquisa divulgada pela Fecomércio de São Paulo, que avaliou o crescimento do turismo de todas as unidades federativas, em janeiro de 2024. O faturamento no mesmo mês ficou em R$94.456 milhões.

A Paraíba ficou atrás apenas de seis estados que tiveram maior alta no crescimento do faturamento no início de deste ano. São eles: Acre (22,7%), Rondônia (8,9%), Amazonas (8,7%) e Distrito Federal (7,2%), Paraná (6,5%) e Santa Catarina (6,2). A Paraíba aparece em sétimo lugar na lista com 5,4%.

Em relação aos estados do Nordeste, os que tiveram maior crescimento foram a Paraíba (5,4%), Sergipe (4,5%) e Piauí (4,4%). Os dados da Fecomércio apontam ainda resultados negativos do estado do Rio Grande do Norte que aparece com -5,3% e Bahia com -1,3%.

Avaliação
A secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Rosália Lucas, frisou que o turismo é um dos vetores de prioridade do desenvolvimento econômico elencado pelo governo do estado.

“Esse crescimento mostra o quanto é importante os investimentos que o governo vem realizando na infraestrutura como as reformas dos aeroportos de João Pessoa e Campina Grande, também da malhar rodoviária. Além da promoção do turismo dentro e fora do país, divulgação com campanhas de turismo e do São João”.

A secretária também destacou o aumento constante dos números da ocupação dos leitos de hotéis, pousadas e flats, nas cidades do Litoral paraibano.

“Não temos mais baixas no número de ocupação nas cidades que rodeiam o Litoral da Paraíba, a média de menor ocupação é de 73%. E com o Polo Turístico Cabo Branco que contará com seis empreendimentos, terá mais 11 mil leitos inseridos, o que contribuirá com crescimento ainda maior do turismo no nosso estado”, explicou.

Para o secretário do Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, o crescimento do turismo do estado era previsto, já que o setor está recebendo investimentos.

“Os resultados dos investimentos conjuntos do município e estado em capacitação e na infraestrutura estamos observando agora, com o desenvolvimento veloz de João Pessoa que é a principal porta de entrada da Paraíba”, comentou.

Atrativos
Entre os atrativos que ajudam a Paraíba a despontar no setor do turismo, Rosália Lucas, detalhou que o estado tem destinos completos do Litoral ao Sertão com atrativos que vem atraindo investimentos em hotelaria e restaurantes.

“A Capital hoje é uma referência em gastronomia no Nordeste. Foram inaugurados restaurantes nacionais e internacionais, hotéis butiques, também estamos incluindo novos destinos, além do São João que teremos no mês de junto que terá uma grande movimentação. Não apenas em Campina Grande que é o grande tutor da festa junina, mas em todo estado, como mostrou os dados da catalogados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública mais de 800 eventos entre públicos e privados em toda Paraíba”.

Pauta Real

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook
Digite o assunto de seu interesse: