A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) realizou, nos últimos dias, a eliminação de mais de 10,1 milhões de ovos de incubação como parte de uma ação preventiva contra a Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP).
A medida segue os protocolos do Plano Nacional de Contingência da Influenza Aviária e foi tomada após a identificação de um lote de 12 mil ovos oriundos do Rio Grande do Sul, estado que declarou emergência zoossanitária devido à detecção do vírus em aves comerciais.
De acordo com a evidência de contaminação nos ovos, a eliminação foi recomendada como precaução para evitar qualquer risco de disseminação do vírus no território paranaense, que não registra casos ou suspeitas da doença. A ação abrangeu todos os ovos presentes no incubatório localizado no Paraná, totalizando 10.163.130 unidades descartadas.
A decisão acompanha medidas similares adotadas por Minas Gerais e pelo próprio Rio Grande do Sul e demonstra o comprometimento do Paraná com a manutenção da sanidade agropecuária, um dos pilares de sua liderança na avicultura brasileira.
Band.com.br