O velocista paraibano Petrúcio Ferreira se sagrou nesta sexta-feira (30) tricampeão paralímpico nos 100 metros rasos da classe T47 nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
Em uma prova de recuperação no Estádio Olímpico de ParisFerreira fez o tempo de 10s68. O recorde mundial também é do paraibano: 10s42, em 2019. Além disso, Petrúcio foi ouro nos 100 metros e nos 200 metros nos Jogos Parapanamericanos de Toronto em 2015.
A classe T47 é destinada para atletas com amputações nos membros superiores.
Petrúcio é o atleta paralímpico mais rápido do mundo e conquistou sua terceira medalha dourada da carreira.
“É muita emoção estar vivendo tudo isso. Estou muito grato por tudo e por todos. Estou aí conquistando o mundo”, comemorou o paraibano.
“Este ano estou numa briga interna com meu corpo. Muita cobrança no meu dia a dia. Estou mostrando de onde o Petrúcio veio. Minha esposa, que está em casa me assistindo, sabe de tudo. Essa pessoa é maravilhosa para mim”, concluiu o velocista.
O tricampeão agora possui seus medalhas paralímpicas: três de ouro (Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024), duas de prata (Rio 2016) e uma de bronze (Tóquio 2020).
Petrúcio Ferreira sofreu um acidente com uma máquina de moer capim aos dois anos de idade e perdeu parte do braço esquerdo, abaixo do cotovelo. O paraibano gostava de jogar futsal e sempre foi muito rápido, e a velocidade chamou a atenção de um treinador.
com GE PB