De acordo com o Anuário da Cannabis Medicinal 2024, divulgado em novembro pela Kaya Mind, a Paraíba apresentou o maior crescimento percentual na solicitação de importações de medicamentos à base de cannabis entre os estados brasileiros. Esse aumento foi de 114% entre julho de 2023 e julho de 2024, considerando a localização dos pacientes, e de 175% entre outubro de 2019 e julho de 2024, quando analisada a origem dos médicos prescritores.
O estado também abriga a maior associação de pacientes do Brasil, a Associação Brasileira de Apoio Cannabis Esperança (Abrace), que conta com aproximadamente 40 mil membros ativos em todo o país, conforme informações de Cassiano Gomes, diretor-executivo e fundador da entidade.
O anuário apontou que o número de pacientes que utilizam medicamentos à base de canabinoides no Brasil cresceu significativamente. Em 2024, são 672 mil pacientes cadastrados, um aumento de 56% em relação a 2023, quando o número era de 430 mil. Esse avanço acompanha a ampliação das pesquisas que destacam os benefícios da cannabis medicinal para diversas condições de saúde, como dores crônicas, demências (Alzheimer e Parkinson), ansiedade, depressão, insônia, asma, enxaqueca, neuralgia do trigêmeo, esclerose múltipla, endometriose, psoríase e efeitos colaterais de tratamentos como a quimioterapia.
Além disso, a Paraíba lidera o Nordeste em receitas de medicamentos considerando a localização dos prescritores. São 14,2 receitas por 10 mil habitantes, segundo dados do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), evidenciando o papel de destaque do estado na adoção da cannabis medicinal.
ParlamentoPB