A Paraíba recebeu, nesta segunda-feira (7), 49 novos médicos por meio do Programa Mais Médicos, do governo federal. Os profissionais passam a reforçar equipes da Estratégia de Saúde da Família em municípios de diversas regiões do estado. Três deles foram designados especificamente para atuar no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Potiguara, que atende comunidades indígenas em áreas de difícil acesso.
A chegada dos profissionais faz parte da nova etapa do programa, que selecionou 3.173 médicos para atuar em 1.618 municípios e 26 distritos sanitários indígenas em todo o Brasil. O processo seletivo teve número recorde de inscritos: mais de 45 mil candidatos.
Os médicos formados no Brasil, com registro nos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs), já começaram os atendimentos nas unidades de saúde. Já os brasileiros formados no exterior iniciarão o Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv) a partir do dia 4 de agosto.
De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo é fortalecer a Atenção Primária e reduzir o tempo de espera por atendimento no SUS, especialmente em localidades com baixa cobertura médica. Os profissionais também irão atuar em integração com sistemas de informação em saúde, facilitando a triagem e o encaminhamento para especialidades de média e alta complexidade.
A distribuição das vagas foi baseada em dados da pesquisa Demografia Médica 2025, feita em parceria com a USP e a Associação Médica Brasileira (AMB), que indicou maior necessidade de reforço em regiões com baixa proporção de médicos por habitante. A maioria das vagas foi destinada a municípios de pequeno porte (75,1%).
Atualmente, o Mais Médicos conta com cerca de 24,7 mil profissionais em 4.200 municípios, o que representa 94% da cobertura nacional. A meta é alcançar 28 mil médicos em todo o país, beneficiando mais de 63 milhões de brasileiros.
da Redação