Notícias da Paraíba

Paraíba Contra o Câncer inicia cirurgias oncológicas no Hospital de Clínicas, em CG

O programa Paraíba Contra o Câncer – iniciativa do Governo do Estado para agilizar o diagnóstico, exames e tratamento do câncer – realizou, nesse fim de semana, no Hospital de Clínicas, em Campina Grande, as primeiras cirurgias oncológicas da unidade.

Foram realizados 20 procedimentos, sendo 15 para a retirada de nódulos mamários benignos e cinco para a retirada de nódulos malignos.

Com os trabalhos realizados sob o comando da mastologista Cristiane Araújo, ela destaca a importância do avanço do tratamento no estado. “Isso é um marco para a saúde do Estado. Todas as cirurgias foram um sucesso. Estou feliz, foi como sonhamos: com dignidade para as mulheres”, pontuou.

O diretor-geral do hospital, Thyago Morais, explica que a ampliação do serviço oferecido na unidade tem o objetivo de atender às necessidades da população. “Entre as pacientes que realizaram cirurgia no Hospital de Clínicas, algumas já aguardavam o procedimento há anos. Já somos uma grande referência para o Opera Paraíba e, agora, nossa meta é contribuir para aumentar ainda mais o acesso a quem precisa de tratamento oncológico”, destacou.

O programa está presente de forma regionalizada em todas as macrorregiões de Saúde do estado. Com isso, o paciente com suspeita de câncer será atendido, inicialmente via telemedicina, onde suas demandas serão acolhidas de forma rápida e eficiente.

Acesso ao Paraíba Contra o Câncer
O acesso ao programa Paraíba Contra o Câncer é por meio da Central Estadual de Regulação, que estabelece uma fila única no programa. As equipes especializadas são compostas por oncologistas clínicos e enfermeiros navegadores, responsáveis por coordenar o acesso do usuário à realização de procedimentos de diagnóstico, estadiamento e tratamento, com o uso da Teleoncologia, já em funcionamento, desde maio, em todas as macrorregiões de Saúde.

Com o Paraíba Contra o Câncer o paciente não precisa mais ir e vir da atenção básica para o serviço e voltar para novos exames, tudo é feito dentro da rede estadual, de forma integrada com os municípios e os serviços de oncologia da Paraíba.

Secom PB

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Últimas

Mais lidas

1

Estado vai começar a pagar vale-alimentação de R$ 600 após o período eleitoral, afirma secretário
Digite o assunto de seu interesse: