Diagnosticado com bronquite, o Papa Francisco, de 88 anos, foi internado em um hospital em Roma nesta sexta-feira para exames e tratamento de uma bronquite persistente, anunciou o Vaticano. O pontífice, que tem apresentado falta de ar nos últimos dias e delegado a leitura de seus discursos a outros oficiais, foi internado após suas audiências matinais, informou a Santa Sé.
Neste domingo, o papa precisou delegar a leitura de um discurso a um assessor, durante a Santa Missa do Jubileu das Forças Armadas, polícia e agentes de segurança. Na quinta-feira, a Santa Sé anunciou que o Pontífice realizaria as reuniões em sua casa no Vaticano pelos próximos dias. Na véspera, o líder da Igreja Católica já havia pedido a um assessor que lesse seu catecismo em sua audiência semanal, porque ele estava com um “resfriado forte” que dificultava sua “fala”.
Depois de passar o discurso a um assessor durante a homilia deste domingo, o Papa retomou a leitura para a oração mais curta do Angelus, onde rezou pela paz em diversas zonas de conflito ao redor do mundo.
“Rezemos pela paz (…) Que as armas se calem em todos os lugares e que os gritos dos povos que pedem paz sejam ouvidos”, acrescentou Francisco no final da oração do Angelus.
Há uma semana, o Pontífice já parecia um pouco sem fôlego durante sua oração do Angelus. No discurso deste domingo, Francisco dirigiu-se às forças armadas, dizendo que elas deveriam se considerar “servidoras da segurança e da liberdade de seu povo”.
“Este serviço armado deve ser exercido somente em legítima defesa, nunca para impor domínio sobre outras nações e sempre respeitando as convenções internacionais sobre conflitos”, finalizou o argentino durante a missa.
O chefe da Igreja Católica, que assumiu o cargo em 2013, sofreu vários problemas de saúde nos últimos anos. As doenças o forçaram a adiar excursões ou descansar por alguns dias devido a dores no joelho e no quadril, e até mesmo a passar por uma cirurgia abdominal.
Em 2023, Francisco, que teve parte de um dos pulmões removido quando era jovem, ficou hospitalizado por três noites com bronquite e se recuperou com antibióticos. Quando ele era jovem, parte de um dos seus pulmões foi removido.
com O Globo