Notícias da Paraíba

Operação da PF resgata 16 trabalhadores em condições análogas à escravidão em MG

Uma operação coordenada pela Polícia Federal resgatou 16 trabalhadores que vivam em condições análogas à escravidão em plantações de café nos municípios de Santa Rosa da Serra e Campos Altos, em Minas Gerais, segundo informações publicadas neste sábado (8).

A ação foi deflagrada na última segunda-feira (3), após denúncias. Segundo a PF, os trabalhadores foram encontrados em condições degradantes e insalubres.

A mobilização também teve participação do Ministério do Trabalho e Emprego, através da Gerência Regional do Trabalho em Uberaba, e o Ministério Público do Trabalho.

Os trabalhadores resgatados foram aliciados no interior da Bahia e encontrados em situação de vulnerabilidade, sem acesso a condições mínimas de segurança, saúde e dignidade, informou a PF.

Segundo as informações, nesta sexta-feira (7), os 16 trabalhadores receberam cerca de R$ 90 mil em verbas salariais e rescisórias.

Os trabalhadores também terão direito a três parcelas de seguro desemprego e tiveram seu retorno aos locais de origem garantido. O Ministério Público do Trabalho ainda está em negociação de indenização por danos morais individuais em favor dos trabalhadores.

Durante as operações, foram realizadas inspeções nas propriedades rurais denunciadas, e os responsáveis foram identificados e podem ser investigados pelos crimes de redução a condição análoga à de escravo, além de outras infrações trabalhistas.

Os empregadores serão notificados e investigados.

com CNN Brasil

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Mais lidas

1

Homem é morto a tiros no estacionamento do Habib’s no bairro dos Bancários, em João Pessoa; suspeitos são presos
Digite o assunto de seu interesse: