Morre, aos 74 anos, Roberto Manzoni, ex-diretor de Gugu Liberato e Sílvio Santos

O diretor Roberto Manzoni, mais conhecido como Magrão, morreu aos 74 anos na madrugada desta sexta-feira (10). O profissional foi responsável por sucessos da televisão brasileira entre as décadas de 1970 e 2000, como Viva a Noite (1982-1992) e Domingo Legal –tanto sob o comando de Gugu Liberato (1959-2019) quanto Celso Portiolli. Ele também esteve à frente da reestreia do Programa Silvio Santos.

Manzoni começou a carreira na década de 1970, dirigindo o Domingo no Parque (1977-1988), apresentado por Silvio Santos. Na década seguinte, fez uma parceria bem-sucedida com Gugu no Viva a Noite.

No Domingo Legal, o diretor ajudou o programa a ganhar várias vezes as guerras de audiência contra o Domingão do Faustão (1989-2021). Ele se demitiu e deixou a atração em setembro de 2003, depois que perdeu a liderança para o programa de Fausto Silva.

Magrão também estava insatisfeito com as mudanças no dominical, que teve que cortar quadros mais apelativos por causa de uma campanha contra a baixaria na televisão, chamada de Quem Financia a Baixaria É Contra a Cidadania.

Na época, o Domingo Legal passou a investir mais em jornalismo e diminuiu as atrações musicais. Ele ainda não gostou de ter de dividir a direção com Maurício Nunes.

A saída de Manzoni aconteceu pouco antes da falsa entrevista com membros do PCC comandada por Gugu. O diretor voltou ao Domingo Legal após 20 dias, atendendo ao apelo do próprio Silvio Santos.

Apesar de ter se destacado no SBT, ele também passou pela Band nos anos 2000 e foi diretor do Jogo da Vida (2003-2005), programa de Márcia Goldschimidt.

Manzoni estreou como apresentador em O Poderoso Magrão (2005-2006), na TV Gazeta, mas deixou a emissora para se candidatar a deputado federal pelo PDT (Partido Democrático Trabalhista).

Voltou para a emissora de Silvio Santos em 2007, quando participou de uma nova versão do Viva a Noite com Gilmelândia. Também dirigiu a reestreia do Programa Silvio Santos, em 2008, e o Sabadão (2015-2017). Deixou o SBT definitivamente em 2016 para cuidar da saúde.

Ele ainda escreveu o livro autobiográfico Os Bastidores da Televisão Brasileira, no qual relata histórias dos tempos em que esteve à frente de programas de auditório.

Manzoni ainda trabalhou como produtor musical. Ele foi creditado como compositor das músicas A Dança da Galinha Azul, Fio Dental e Marcha da Bicharada –cantadas por Gugu Liberato. O nome dele também aparece na produção do álbum Provocante, do grupo Dominó.

Magrão deixa o filho, João Gabriel, e a neta, Beatriz.

Homenagens
Nas redes sociais, Celso Portiolli lamentou a morte. “Hoje dizemos um adeus cheio de saudade ao nosso querido Magrão, o Roberto Manzoni. Diretor de tantos programas que amamos no SBT, ele sabia como ninguém dar vida a um programa de auditório”, escreveu no Instagram.

“Seu trabalho tocou tantas vidas, e sua ausência será sentida em nossos corações. Nossos pensamentos estão com a família e amigos do nosso grande diretor Magrão neste momento difícil. Vamos sempre lembrar dele com carinho e gratidão por todos os momentos felizes que nos proporcionou. Obrigado, Magrão”, afirmou o apresentador.

Sonia Abrão também se pronunciou sobre a perda do diretor. “Magrão, meu amigo querido, aprendi muito com você quando trabalhei, sob sua direção, no Domingo Legal! Vai voltar a formar aquela dupla imbatível com Gugu lá no céu!”, disse a funcionária da RedeTV!.

Ex-diretor artístico do SBT, Fernando Pelegio também homenageou o profissional. “Magrão foi um cara que respirava TV. Sabia muito. Construiu muito. Excelente caráter e um dos caras mais criativos (ao lado do Macarrão) que conheci. Vinha sofrendo a muito tempo e agora descansou. Colocou muitos tijolos no SBT”, valorizou em postagem no X, antigo Twitter.

“Descanse em paz, amigo Magrão. Que Deus te receba de braços abertos”, desejou Leon Abravanel Júnior.

Notícias da TV

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Mais lidas

1

Estado vai começar a pagar vale-alimentação de R$ 600 após o período eleitoral, afirma secretário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite o assunto de seu interesse: