O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), visita Campina Grande nesta sexta-feira (11) para cumprir uma agenda de compromissos que inclui a inspeção das obras de duplicação da BR-230 e o início do projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no município.
A visita à BR-230 será para acompanhar o andamento da duplicação no trecho entre Campina Grande e a Praça do Meio do Mundo, na saída para o Sertão. No entanto, o ponto alto da agenda será o lançamento do projeto do VLT, articulado pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB).
A primeira etapa do projeto será marcada pela chegada de novos trilhos, enviados pela empresa Transnordestina, que anteriormente administrava a malha ferroviária na região. A empresa transferiu a responsabilidade da linha férrea para o município após firmar um acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU). Como parte do acordo, que garante o perdão de pendências judiciais, a Transnordestina se comprometeu a realizar investimentos em Arapiraca (AL) e Campina Grande (PB).
Em Campina, serão recuperados quase 15 quilômetros de linha férrea. Após a reestruturação, será iniciada a implantação do VLT, com investimento estimado em R$ 170 milhões. O projeto é visto como estratégico para a mobilidade urbana da cidade.
da Redação