Ministério libera recursos para conter avanço do mar na Baía da Traição

O Governo Federal vai disponibilizar recursos, através do Ministério dos Portos e Aeroportos, para minimizar o avanço da maré em Baía da Traição, no Litoral Norte da Paraíba. O deputado federal e coordenador da bancada paraibana Murilo Galdino (Republicanos), afirmou que se reuniu com o ministro Silvio Costa Filho nesta segunda-feira (18) para discutir o tema.

“Tive a oportunidade de estar presente com o prefeito atual, Serginho Lima, e a prefeita eleita Deta, que também estava conosco. Nós já estávamos travando há algum tempo uma luta sobre a questão do avanço da maré na cidade de Bahia da Traição. Tivemos mais uma reunião hoje com o ministro (Silvio). O recurso ele já disponibilizou, só precisamos ter a questão legal, para que o Instituto INPH, que vai ser o responsável por fazer esse estudo, possa celebrar um convênio ou um termo de comparação com o Ministério dos Portos e Aeroportos”, afirmou Murilo.

O Governo Federal iniciou o desenvolvimento do Plano Setorial de Oceano e Zona Costeira, parte integrante do Plano Clima Adaptação. Essa iniciativa busca reduzir a vulnerabilidade de regiões como Baía da Traição, no Litoral Norte da Paraíba, para minimizar os impactos das mudanças climáticas pelo avanço do nível do mar.

“Só para informar o pessoal da Baía da Traição que nós estamos aqui atentos para resolver esse problema o mais rápido possível e minimizar a ação desse avanço da maré. Assim que eu tiver uma resposta mais concreta do estudo pronto e do valor necessário para fazer a engorda da praia ou a contenção através de outras formas, eu vou estar aí pessoalmente no programa para dar essa notícia”, destacou Galdino.

As ações do plano setorial incluem medidas preventivas, como a proteção de ecossistemas costeiros, estratégias de adaptação para comunidades vulneráveis e iniciativas para garantir a resiliência das infraestruturas locais.

com MaisPB

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Mais lidas

1

Contradições

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite o assunto de seu interesse: