Mais de 200 multas são aplicadas em 2026 a condutores por invasão de ciclofaixas em JP

Quem busca um transporte saudável, rápido, limpo e econômico, como a bicicleta, não encontra segurança para trafegar. Conforme dados da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), 206 condutores foram multados de janeiro a abril de 2025 em João Pessoa. Além das infrações registradas em menos de quatro meses, aumenta também o número de ciclistas acidentados que dão entrada nos hospitais.

“Quem trafega de bicicleta pelas faixas exclusivas encontra, além de carros e motos que invadem o local, a pintura das faixas apagadas pelo tempo e uso dos veículos”, relatou Coronel Souza Neto, da Polícia Militar, após sofrer um acidente na semana passada, na Avenida Tito Silva. Ao pedalar pela ciclofaixa, ele foi atingido por um carro que não respeitou a sinalização e avançou sem olhar em um cruzamento por onde o ciclista passava.

Os ciclistas contam com mais de 121 quilômetros de malha cicloviária, vias destinadas exclusivamente para bicicletas, no entanto, a falta de segurança aumenta os riscos de quem está sobre duas rodas. Os quilômetros de avenidas em todos os lados de João Pessoa ficam cada vez mais perigosos e a falta de segurança aos ciclistas faz com que a pedalada seja ainda mais arriscada do que já é.

Conforme dados do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), os ciclistas de João Pessoa dividem o espaço desse modal com mais de 300 mil carros e 140 mil motocicletas que atravessam a cidade.

De acordo com os dados do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa foram mais de 300 ciclistas socorridos vítimas de acidentes em 2023 e a estimativa é que esse número cresce a cada ano. Os dados de 2025 ainda não foram divulgados.

com ClickPB

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Mais lidas

1

População de Noronha protesta por justiça contra delegado que atirou em ambulante durante festa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite o assunto de seu interesse: