Na Paraíba, cerca de 20 mil famílias estão em risco de perder o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) por falta de atualização cadastral. O programa oferece até 65% de desconto na conta de luz e é voltado para famílias de baixa renda.
Segundo Danillo Lelis, gerente de Serviços Comerciais da Energisa Paraíba, a atualização é essencial para que a concessionária possa conceder o desconto de forma automática. “Utilizamos os dados do Cadastro Único (CadÚnico), mas há casos em que o CPF cadastrado não corresponde ao nome na conta de luz, o que impede a concessão do desconto”, explica.
Para manter o benefício, as famílias devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do seu município e atualizar seus dados. Também é necessário garantir que o titular da conta de energia seja o mesmo do CPF no CadÚnico. A atualização pode ser feita pelos canais digitais da Energisa, com uma conta de energia recente, um documento pessoal e o cartão do Número de Identificação Social (NIS).
Atualmente, na Paraíba, mais de 600 mil unidades estão cadastradas no programa, representando cerca de um terço dos clientes do estado. No entanto, estima-se que 300 mil clientes que têm direito ao benefício ainda não o utilizam.
Para ter direito ao desconto, é necessário:
Os descontos variam conforme o consumo:
Para mais informações, os interessados podem ligar para 0800 083 0196, contatar o Whatsapp Gisa no número 83 9 9135-5540, acessar o aplicativo Energisa ON ou visitar o site da concessionária.
T5