Lula tem aprovação de 51%, enquanto 45% reprovam presidente, diz Quaest

A aprovação do trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é de 51%, enquanto 45% dos brasileiros desaprovam sua gestão, segundo nova pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (2). O percentual de quem não sabe ou não responderam chega a 4%.

Os dados foram coletados entre 25 e 29 de setembro, com uma margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Sobre o governo de forma geral, 32% avaliam a gestão petista de maneira positiva. Antes, eram 36%. Outros 31% avaliam de forma negativa o terceiro mandato de Lula.

  • Positiva: 32% (eram 36%);
  • Negativa: 31% (eram 30%);
  • Regular: 33% (eram 30%);
  • Não sabem/Não responderam: 4% (eram 4%).

O levantamento da Quaest perguntou ainda se os entrevistados acham que o governo Lula está melhor em comparação ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

  • Melhor: 38% (eram 51% em julho);
  • Pior: 33% (eram 36%);
  • Igual: 22% (eram 8%);
  • Não sabem/Não responderam: 4% (eram 4%).

Avaliação regional
A maior aprovação do governo Lula continua concentrada no Nordeste, onde 69% dos eleitores aprovam sua atuação, mesmo percentual da pesquisa anterior. A reprovação nesta região é de 26%.

No Sudeste, a reprovação do trabalho do presidente subiu de 48% para 53%. Com isso, a aprovação caiu para 45%. Nas regiões Centro-Oeste e Norte, a reprovação saiu de 42% para 46%, enquanto houve empate em 49% no quesito aprovação.

No Sul, a desaprovação do presidente Lula permanece alta, com oscilação de 54% para 53% nesta pesquisa.

Religião
Entre os destaques do levantamento está a interrupção na melhora da avaliação de Lula entre o eleitorado evangélico. A tendência de elevação vinha sendo observada entre fevereiro e julho deste ano, quando chegou a 42%. Agora, demonstra uma estabilidade, com um ponto percentual a menos (41%). A reprovação neste grupo chega a 55%.

Houve ainda uma queda de 6 pontos percentuais na aprovação do eleitorado católico. O índice ficou em 54%, menor patamar desde o início do terceiro mandato do presidente Lula. Entre os católicos, 42% desaprovam a atuação do presidente.

Gênero e idade
O presidente Lula mantém uma maior aprovação entre as mulheres, com 55% a favor e 41% contra. Entre os homens, porém, há uma estabilidade técnica entre aprovação (48%) e reprovação (49%).

Na análise da faixa etária, a avaliação do presidente é positiva entre o eleitorado mais jovem, entre 16 e 34 anos, com 53%. Já na faixa de idade seguinte, entre 35 e 59 anos, existe um empate técnico, no limite da margem de erro, em que 51% aprovam e 45% desaprovam.

Entre o eleitorado idoso, acima de 60 anos, o presidente também tem avaliação e reprovação próximas: 49% acreditam que Lula faz um bom trabalho e 48% desaprovam.

Faixa de renda
A aprovação de Lula entre os eleitores com renda familiar de até 2 salários mínimos caiu de 69% para 62%. Essa é a faixa de renda em que o mandatário concentra o maior número de eleitores satisfeitos com a gestão petista. A reprovação aumentou de 26% para 32% neste grupo.

Na faixa com renda familiar de 2 a 5 salários mínimos, a aprovação e a reprovação estão em empate técnico, na margem de erro, com 51% a 46%, respectivamente.

A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e entrevistou 2 mil pessoas com mais de 16 anos em quatro regiões do país.

SBT News

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Mais lidas

1

Casal dono da Vai de Bet fica em silêncio durante depoimento à polícia em Campina Grande

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite o assunto de seu interesse: