O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou, nesta quinta-feira (8), suas felicitações ao cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, eleito no Vaticano como o 267º papa da Igreja Católica.
Em comunicado oficial, o Presidente Lula se expressou dizendo: “Desejo que ele dê continuidade ao legado do papa Francisco, que teve como principais virtudes a busca incessante pela paz e pela justiça social, a defesa do meio ambiente, o diálogo com todos os povos e todas as religiões, e o respeito à diversidade dos seres humanos”.
Leia mais: Leão XIV: cardeal americano Robert Francis Prevost é eleito novo papa; saiba quem é ele
O nome escolhido pelo novo pontífice é Leão XIV. Ele sucede Francisco, falecido no último dia 21 de abril.
“Não precisamos de guerras, ódio e intolerância. Precisamos de mais solidariedade e mais humanismo. Precisamos de amor ao próximo, que é a base dos ensinamentos de Cristo. Que o papa Leão XIV nos abençoe e nos inspire na busca permanente pela construção de um mundo melhor e mais justo”, acrescentou o presidente brasileiro, que cumpre agenda internacional em Moscou.
Leia mais: Papa Leão XIV pede paz e agradece Francisco em seu primeiro discurso
O anúncio de Robert Francis Prevost aconteceu pouco mais de uma hora depois que a fumaça branca surgiu, no início da tarde desta quinta-feira.
A escolha do novo papa se deu após a terceira votação do dia e a quarta votação geral, iniciada na quarta-feira (7). A fumaça branca colocou a multidão reunida na Praça de São Pedro, sinalizando que os 133 cardeais reunidos haviam chegado a um consenso.
Agência Brasil