Lula assina decreto autorizando uso das Forças Armadas nas eleições

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, autorizou o emprego das Forças Armadas para a garantia da votação e da apuração das eleições de 2024. O decreto foi publicado na edição desta segunda-feira (9) do Diário Oficial da União.

Conforme o decreto, as localidades e o período de emprego das Forças Armadas serão definidos conforme os termos de requisição do Tribunal Superior Eleitoral.

No mês de agosto, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) deferiu o pedido das zonais eleitorais de Cabedelo, Bayeux e Queimadas para a presença de tropas federais durante o processo eleitoral.

No documento, os juízes eleitorais das cidades de Cabedelo e Bayeux afirmaram que os municípios sofrem com a atuação de facções criminosas que disputam o comando do tráfico de drogas e o controle dessas comunidades. Os juízes ainda justificaram que tais conflitos podem dificultar o transporte e segurança dos eleitores e utilizaram-se de diversas matérias jornalísticas como prova.

No caso da cidade de Queimadas, na Região Metropolitana de Campina Grande, o pedido foi feito com base no “forte acirramento político” e pelas três principais zonas eleitorais da cidade receberem cerca de 80% do eleitorado do município.

MaisPB

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Mais lidas

1

Estado vai começar a pagar vale-alimentação de R$ 600 após o período eleitoral, afirma secretário
Digite o assunto de seu interesse: