O portal Congresso em Foco publicou neste fim de semana um levantamento que mostra quais são os deputados federais brasileiros mais gastadores e os mais econômicos no primeiro semestre de 2024 em relação às despesas custeadas pela cota parlamentar da Câmara.
Na Paraíba, que possui 12 deputados federais, Cabo Gilberto (PL) aparece como o que mais realizou despesas, que somaram R$ 291.676,14 e Wilson Santiago (Republicanos) o mais econômico, gastando R$ 123.713,37.
A cota parlamentar é um benefício concedido aos deputados federais para custear despesas típicas do exercício do mandato parlamentar, como aluguel de escritório de apoio ao mandato no estado, passagens aéreas, alimentação, locação de carro, combustível, divulgação das atividades parlamentares, entre outras.
A maior parte dos recursos é paga como reembolso aos parlamentares mediante apresentação de notas fiscais.
O saldo mensal não utilizado não é cumulativo para o mês seguinte e os parlamentares têm até 90 dias para solicitar o reembolso. Dessa forma, os valores gastos apontados neste levantamento podem ser alterados, uma vez que os deputados podem não ter declarado despesas anteriores.
com PB Agora