O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã deste domingo (18), um alerta laranja de perigo de acumulado de chuvas para João Pessoa, Campina Grande e mais 98 municípios da Paraíba. Além do alerta laranja, o Inmet emitiu um alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas, que abrange 128 municípios paraibanos.
No sábado (17), o instituto já havia emitido um alerta amarelo de acumulado de chuvas para João Pessoa e outras 67 cidades, com validade até as 10h da terça-feira (20). No entanto, diante das condições climáticas, o alerta evoluiu para o nível laranja e foi estendido até quinta-feira.
Para os municípios que estão sob o alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas, pode chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos entre 40 e 60 km/h. Segundo o Inmet, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O alerta laranja de alto grau de perigo de chuvas intensas prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos entre 60 e 100 km/h. Nessas áreas, ainda existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
E, em ambos os casos, o Inmet recomenda que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. É solicitado também para não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e a evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Caso haja algum problema, o Inmet orienta que as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil, por meio do número 199, e com o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193.
Municípios em alerta laranja de perigo acumulado de chuvas
Municípios em alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas
com G1 PB