O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã desta quarta-feira (21), um alerta vermelho de grande perigo de acumulado de chuvas para João Pessoa e mais 11 municípios da Paraíba. Além do alerta vermelho, o Inmet emitiu dois alertas, um amarelo de perigo potencial de chuvas intensas, que abrange 92 municípios paraibanos, e outro laranja para 36 cidades.
O alerta vermelho é válido até às 15h desta quarta-feira (21) para os municípios. Os outros dois alertas são válidos até 23h59 também desta quarta-feira.
O alerta de grande perigo de acumulado de chuvas prevê chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Grande risco de grandes alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.
O alerta laranja de alto grau de perigo de chuvas intensas prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos entre 60 e 100 km/h. Nessas áreas, ainda existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Para os municípios que estão sob o alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas, pode chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos entre 40 e 60 km/h. Segundo o Inmet, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
E, em todos os casos, o Inmet recomenda que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. É solicitado também para não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e a evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Caso haja algum problema, o Inmet orienta que as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil, por meio do número 199, e com o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193.
Municípios em alerta vermelho de perigo acumulado de chuvas
Municípios em alerta laranja de perigo acumulado de chuvas
Municípios em alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas
G1 PB