Indígenas da Paraíba, juntamente com representantes de Pernambuco e Rio Grande do Norte, serão consultados pelo Ministério da Educação (MEC) no próximo dia 15 de julho, em Recife (PE), para discutir a criação da Universidade Indígena. Esse evento é parte de um ciclo de consultas que se estenderá por 12 estados brasileiros até 11 de setembro de 2024, com o objetivo de coletar contribuições essenciais para a implantação da nova instituição de ensino superior.
Os seminários, instituídos pela Portaria n° 350, de 15 de abril de 2024, buscam garantir que as necessidades e sugestões dos povos indígenas sejam consideradas no projeto da universidade, que visa oferecer gestão autônoma e financiamento adequado para a educação superior indígena.
Uma universidade indígena é uma instituição de ensino superior criada com o objetivo de atender às necessidades educacionais e culturais específicas dos povos indígenas. Essas universidades têm como foco a valorização e a preservação das línguas, tradições e conhecimentos indígenas, além de promover o desenvolvimento social e econômico dessas comunidades.
com T5