O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), classificou como “tranquila” a reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, realizada na noite desta terça-feira (8), mas admitiu que o encontro terminou sem avanços concretos sobre o impasse envolvendo o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
Em declaração ao jornalista Igor Gadelha, do portal Metrópoles, na manhã desta quarta-feira (9), Motta afirmou que o diálogo foi retomado, mas que ainda não há consenso. “Foi uma conversa tranquila, uma retomada do diálogo. Ainda não chegamos a um consenso. Agora é seguir conversando para buscar uma solução”, disse o parlamentar paraibano.
Essa foi a primeira reunião entre o presidente da Câmara e o ministro da Fazenda após o Congresso Nacional ter derrubado o decreto do governo federal que aumentava as alíquotas do IOF. A medida foi duramente criticada por parlamentares da base e da oposição, que apontaram aumento de carga tributária.
O encontro ocorreu na residência oficial da Câmara dos Deputados e contou também com a presença do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), da ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), e do advogado-geral da União, Jorge Messias.
da Redação