A campanha “Outubro Rosa” 2024 será lançada nesta terça-feira (1º), às 8h30, pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de João Pessoa. O evento acontecerá no estacionamento do Hospital Napoleão Laureano, reunindo pacientes, voluntários, médicos e empresas parceiras, com o tema “Sou vida e sou mulher”.
A campanha deste ano tem como objetivo resgatar a autoestima e melhorar o dia a dia das mulheres que estão em tratamento contra o câncer ou que já superaram a doença. Além disso, a programação inclui um mutirão de cirurgias mastológicas no dia 17 de outubro, direcionado a pacientes em tratamento no hospital, sob a coordenação da doutora Juliana Gadelha, responsável pelo setor de mastologia do HNL.
A blusa da campanha deste ano tem um significado especial, abrangendo tanto o Outubro Rosa quanto o Novembro Azul, meses dedicados à conscientização e prevenção dos cânceres de mama e próstata, respectivamente. Ao adquirir a blusa por um preço simbólico de R$ 38,00, o público estará contribuindo diretamente para a continuidade dos cuidados oferecidos aos milhares de pacientes oncológicos da Paraíba.
Dados sobre o câncer de mama
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa para 2024 é de 73.610 novos casos de câncer de mama no Brasil, o que corresponde a um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. Entre os homens, a ocorrência é mais rara, representando apenas cerca de 1% dos casos. O câncer de mama é o tumor mais frequente entre as mulheres no país, depois do câncer de pele não melanoma.
Programação do evento
Durante o lançamento, diversas atividades serão oferecidas ao público, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, café da manhã, música, massagens, maquiagem e corte de cabelo para doação. A animação ficará por conta da Palhaça Bom Te Ver, além de uma apresentação especial da voluntária Avani e seu parceiro, o Boneco Janjão.
com Assessoria