O piloto britânico Lando Norris, da McLaren esquentou a disputa no Mundial de Pilotos da Fórmula 1 ao faturar a pole position do GP de São Paulo, numa incomum e tumultuada sessão classificatória, realizada na manhã deste domingo (3), no Autódromo de Interlagos. O vice-líder do campeonato viu o rival Max Verstappen, da Red Bull obter somente a 12ª posição do treino. No entanto, o holandês larga somente na 17ª posição por ter sido punido neste fim de semana.
Norris conquistou a oitava pole position da sua carreira, a sétima nesta temporada. O britânico da McLaren vem de vitória na corrida sprint no sábado, quando contou com a ajuda do companheiro de time, Oscar Piastri. Norris reduziu em três pontos a vantagem de Verstappen na liderança do campeonato. E, mais tarde, às 12h30, horário da largada da corrida, poderá diminuir ainda mais essa diferença – inicialmente a prova estava marcada para as 14h.
O piloto holandês, atual tricampeão mundial, acabou sendo prejudicado por uma das quatro bandeiras vermelhas do treino deste domingo. Uma delas antecipou o fim do Q2 e manteve Verstappen no 12º posto, eliminado da disputa. Antes, ele havia sido punido em cinco posições no grid por ter trocado seu motor além do limite do regulamento.
O treino classificatório do GP de São Paulo começou às 7h30 deste domingo, após estar agendado para as 15h de sábado. A sessão foi adiada em razão do temporal que atingiu a região de Interlagos ao longo da tarde. Neste domingo, a chuva se manteve, porém mais fraca. Mas foi o suficiente para causar 10 bandeiras amarelas e cinco vermelhas numa sessão que durou mais de 1h30 – deveria ter apenas uma hora de duração.
O asfalto novo de Interlagos somado à chuva mediana causou um festival de derrapagens e saídas de pista nos primeiros minutos do treino. O neozelandês Liam Lawson, estreante em São Paulo, foi o primeiro a escapar do traçado, forçando a primeira bandeira amarela logo no minuto inicial do treino.
Lance Stroll e Guanyu Zhou também derraparam na sequência, assim como Valtteri Bottas. Carlos Sainz Jr. e George Russell chegaram a se tocar, sem maiores consequências. Franco Colapinto foi além ao perder o controle de sua Williams após o “S do Senna”. Ele acertou o muro de proteção e não conseguiu voltar à sessão, decepcionando a torcida argentina presente nas arquibancadas.
O incidente leve causou a primeira bandeira vermelha, com 12 minutos de treino. Na retomada, Russell protagonizou dois momentos arriscados, um deles na saída dos boxes, ao tentar ultrapassar os rivais no estreito traçado a caminho da pista. Seu companheiro de Mercedes, Lewis Hamilton, viveu situação pior: foi eliminado logo no Q1.
Vice-líder do campeonato, Lando Norris passou no sufoco para o Q2, a segunda sessão do treino, enquanto Max Verstappen anotou o melhor tempo do Q1, com 1min28s522. No sábado, Norris vencera a corrida sprint, com ajuda do parceiro de McLaren, Oscar Piastri, e reduziu em três pontos a vantagem de Verstappen na primeira colocação do Mundial de Pilotos.
Chuva dá trégua
O Q2 começou sem chuva, mas com a pista ainda encharcada. O holandês teve bom início, porém logo foi superado por Piastri, o primeiro a ir para a pista com pneus intermediários.
Ainda com compostos de chuva, Sainz errou no meio do “S do Senna” e parou no muro, o que acionou a segunda bandeira vermelha do treino quando faltavam cinco minutos para o fim do Q2.
Ao retornarem para o traçado, todos os pilotos passaram a contar com pneus intermediários, mais velozes que os de chuva. Mas a sessão não se estendeu. Faltando 46 segundos para o fim do Q2, Stroll bateu praticamente no mesmo lugar de Sainz e gerou a terceira bandeira vermelha do traçado.
A interrupção prejudicou diretamente Verstappen, que era apenas o 12º no momento do incidente. Como o Q2 foi encerrado de forma precoce, o líder do campeonato não avançou ao Q3 para brigar pelas primeiras posições no grid. Para piorar, ele sofrerá punição de cinco colocações por ter trocado o motor além do número permitido pelo regulamento. Assim, largará da modesta 17ª posição na corrida.
A última sessão do treino começou com ligeiro atraso, mais uma vez por causa da chuva. Todos os 10 pilotos mantiveram os pneus intermediários. Visivelmente, a pista parecia mais seca. A cada volta, os carros baixavam seus tempos. Até que uma nova bandeira vermelha paralisou a sessão pela quarta vez, a seis minutos do fim.
Desta vez, foi o experiente Fernando Alonso que errou, causando mais uma grande preocupação para a Aston Martin, que viu seus dois pilotos saírem mais cedo do treino por batidas no muro.
Ao retomar o treino, os pilotos seguiram com dificuldades na pista. Duas bandeiras amarelas e mais uma vermelha interromperam a sessão, a três minutos do fim. O protagonista da nova paralisação foi Alexander Albon, que danificou a maior parte de sua Williams ao perder o controle no fim da Reta dos Boxes. Na volta à pista, Norris confirmou o bom momento e anotou a melhor volta: 1min23s405.
Filas na entrada
Com o adiamento do treino classificatório e o reagendamento para o incomum horário das 7h30, Interlagos viveu situação inusitada neste domingo, com filas e tumultos ao redor do autódromo logo cedo, por volta de 6h30. Muitos torcedores não conseguiram entrar no circuito a tempo de ver o início da sessão classificatória.
Grid de largada para o GP de São Paulo de Fórmula 1
com Estadão