Deputados Estaduais repudiam tarifa de Trump e classificam como “anomalia econômica”

Trinta e três dos 36 deputados estaduais da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) divulgaram, na noite dessa sexta-feira (11), uma nota conjunta de repúdio à nova tarifa de 50% imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre exportações brasileiras. Os parlamentares classificaram a medida como “absurda” e “uma anomalia econômica”.

No documento, os deputados afirmam que as justificativas apresentadas pelo governo norte-americano são “vergonhosas e deploráveis”, e que não correspondem à realidade econômica entre os dois países. “São falsas as afirmativas de déficit comercial americano. Ao contrário, nos últimos 15 anos, os Estados Unidos sustentam superávit comercial com o Brasil superior a R$ 400 bilhões”, diz a nota.

Os parlamentares também criticaram o uso de argumentos políticos para embasar a medida, apontando ilegalidade e inconstitucionalidade à luz do direito internacional e das legislações dos dois países. “Mais que falsas, são absolutamente ilegais e inconstitucionais.”

A manifestação da ALPB ocorre após diversas reações no cenário político brasileiro diante do aumento tarifário anunciado por Trump, que impacta principalmente setores como frutas, sucos e calçados. Embora a Paraíba seja um dos estados menos afetados pela medida, segundo estudo da Sudene, os parlamentares destacaram a necessidade de unidade nacional em defesa da soberania e dos interesses comerciais do país.

Apenas três deputados não assinaram o documento: Wallber Virgolino (PL), George Morais (União Brasil) e Sargento Neto (PL).

Confira a nota e a lista dos parlamentares que se manifestaram contra a “sobretaxa”

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA PARAÍBA

Brasil, conte comigo

O Brasil e o mundo foram surpreendidos e chocados com a decisão do presidente americano de impor uma sobretaxa de 50% sobre todas as exportações brasileiras para os Estados Unidos. Essa absurda taxação, a mais alta do mundo imposta pelo governo americano, penalizou de uma só vez dezenas de milhares de empresas brasileiras, ameaçando empregos, investimentos e toda e economia nacional, por suas graves repercussões no câmbio, na inflação, na confiança dos investidores e nos ambientes de negócios.

As justificativas apresentadas para tal anomalia econômica são vergonhosas e deploráveis. São falsas as afirmativas de déficit comercial americano. Ao contrário, nos últimos 15 anos, os Estados Unidos sustentam superávit comercial com o Brasil superior a R$ 400 bilhões. São falsas as razões políticas de suposta caça às bruxas contra quem quer que seja. Mais que falsas, são absolutamente ilegais e inconstitucionais, á luz do direito internacional, da legislação do Brasil e dos Estados Unidos.

O governo americano mirou o presidente de nosso país e acertou o Brasil e os brasileiros. Todos pagaremos por essa taxação que não se sustenta em qualquer justificativa econômica ou de mercado. Na verdade, essa é uma taxação sobre a democracia, a independência do Brasil e a autonomia de nossas instituições.

Como representantes da Paraíba e do povo brasileiro, nós deputados, lideranças políticas e sociais paraibanos cerramos fileiras em defesa do Brasil contra essa tentativa desastrada de intervenção em nosso país, em nossa democracia e no funcionamento de nossas instituições. O Brasil tem uma relação diplomática, comercial e de amizade de mais de 200 anos com os Estados Unidos, que o governo americano agora desprezou. O Brasil não tem litígio com qualquer país do mundo. Sempre defendeu e se guiou pelo diálogo, pelo respeito e pela não intervenção em suas relações com o mundo inteiro. Mas exige respeito reciproco. O Brasil é independente e soberano e só pertence aos brasileiros. Não admitimos a submissão nem a vassalagem.

Nesse grave momento da vida nacional, é hora de nos darmos as mãos e cerrarmos fileiras em torno do Brasil. Nossas diretrizes partidárias, convicções políticas e ideológicas tem um limite inexcedível: a defesa do Brasil, da democracia e do Estado de Direito. Essa não é bandeira de um governo. É uma causa nacional. A ninguém será tolerado se omitir desse compromisso histórico. O presidente americano atingiu o Brasil. Que somos nós. Todos nós. A cada um cabe defender nosso país, com a força de nossa indignação contra a agressão. Com o peso de nossa união contra tentativas de intervenção. E com a marca do nosso patriotismo. Brasil, conte comigo.

Lista de Deputadas e Deputados que concordam em assinar a nota da ALPB em defesa da NÃO SOBRETAXA dos produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos.

Assinam a nota:

  • Adriano Galdino (Republicanos);
  • Félix Araújo (Rede Sustentabilidade);
  • Tião Gomes (PSB);
  • Bosco Carneiro (Republicanos);
  • Anderson Monteiro (MDB);
  • ⁠Michel Henrique (Republicanos);
  • ⁠Tanilson Soares (PSB);
  • ⁠Júnior Araújo (PSB);
  • ⁠Eduardo Brito (Solidariedade);
  • ⁠Hervazio Bezerra (PSB);
  • ⁠Branco Mendes (Republicanos);
  • ⁠Dr. Taciano Diniz (União Brasil);
  • ⁠Sílvia Benjamin (Republicanos);
  • ⁠Márcio Roberto (Republicanos);
  • ⁠Manoel Ludgério (PSDB);
  • ⁠Dr. Romualdo (MDB);
  • ⁠Luciano Cartaxo (PT);
  • ⁠Cida Ramos (PT);
  • ⁠Gilbertinho (União Brasil);
  • ⁠Wilson Filho (Republicanos) *Licenciado;
  • ⁠Camila Toscano (PSDB);
  • ⁠João Paulo Segundo (Progressistas);
  • ⁠Chico Mendes (PSB);
  • ⁠Eduardo Carneiro (Solidariedade);
  • ⁠Galego Souza (Progressistas);
  • ⁠Chió (Rede Sustentabilidade) *Licenciado;
  • ⁠Caio Roberto (PL);
  • ⁠Dra. Paula (Progressistas);
  • ⁠Dra. Jane Panta (Progressistas);
  • ⁠Felipe Leitão (Republicanos);
  • ⁠João Gonçalves (PSB);
  • ⁠Tovar Correia Lima (PSDB);
  • ⁠Danielle do Vale (Republicanos).

da Redação

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Mais lidas

1

Adriano Galdino anuncia recesso branco na ALPB e adia votação da LDO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite o assunto de seu interesse:
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors