O Colégio de Cardeais do Vaticano é composto por 252 membros, mas nem todos tem poder de voto no conclave, processo que elege o substituto do papa Francisco, que foi sepultado nesse sábado (26).
A seleta lista de cardeais aptos inclui sete brasileiros, que atuam em Brasília (DF), São Paulo (SP), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Manaus (AM) e Rio de Janeiro (RJ). Com idades entre 57 e 75 anos, eles são formados nas áreas de filosofia e teologia, com cargos em importantes dioceses, na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ou no Conselho Episcopal Latino-americano (Celam).
Os religiosos brasileiros que vão fazer parte do conclave, previsto para ocorrer entre 6 e 10 de maio, são João Braz de Aviz, Paulo Cezar Costa, Sérgio da Rocha, Odilo Pedro Scherer, Jaime Spengler, Leonardo Ulrich Steiner e Orani João Tempesta.
O oitavo cardeal brasileiro, Dom Raymundo Damasceno Assis, não poderá votar, devido a uma regra do Vaticano que estabelece limite de idade aos votantes. Com 88 anos, o religioso nasceu em Capela Nova (MG) e estudou teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Nomeado cardeal em 2010 por Bento XVI, também foi secretário-geral do CELAM e do CNBB.
João Braz de Aviz
Nascido em Mafra (SC), tem 78 anos e estudou filosofia no Seminário Maior Provincial Rainha dos Apóstolos, em Curitiba (PR). É licenciado em teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma.
Teve passagens pelas cidades de Apucarana (PR); Vitória (ES); Brasília (DF), onde foi arcebispo metropolitano. Foi nomeado cardeal em 2012, por Bento XVI.
Paulo Cezar Costa
Original de Valença (RJ), tem 57 anos e fez mestrado e doutorado em teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Já passou por Vassouras (RJ) e São Carlos (SP), e foi nomeado bispo da Arquidiocese Metropolitana do Rio de Janeiro em 2010.
Em 2022, foi nomeado cardeal-presbítero com o título de São Bonifácio e Santo Aleixo pelo papa Francisco. Em 2023, foi eleito representante da Conferência Episcopal no Celam.
Sérgio da Rocha
Nascido em Dobrada (SP), tem 65 anos. É mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, e doutor pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.
Foi arcebispo metropolitano em Teresina (PI) e em Brasília, além de ter passado por Fortaleza (CE). Desde 2020, é o arcebispo de Salvador, a arquidiocese mais antiga do país. Em 2021, o papa Francisco o nomeou membro da Congregação para os Bispos, um dos principais organismos da Cúria Romana.
Odilo Pedro Scherer
Nasceu em Cerro Largo (RS). Aos 75 anos, é arcebispo metropolitano de São Paulo desde 2007. No mesmo ano, foi escolhido membro do Conselho Permanente da CNBB. Estudou teologia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, é mestre em filosofia e doutor em teologia, ambos pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
Também foi secretário-geral adjunto da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe em maio de 2007.
Jaime Spengler
De Gaspar (SC), tem 64 anos e é o atual presidente da CNBB, com mandado válido até 2027, e do Conselho Episcopal Latino-americano.
É arcebispo metropolitano de Porto Alegre (RS) desde 2013. Cursou filosofia no Instituto Filosófico São Boaventura, de Campo Largo (PR), e teologia no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis (RJ) e no Instituto Teológico de Jerusalém, em Israel. Além disso, é doutor em filosofia pela Pontifícia Universidade Antonianum, de Roma. Foi nomeado cardeal pelo papa Francisco em dezembro de 2024.
Leonardo Ulrich Steiner
Nasceu em Forquilhinha (SC), tem 74 anos. Cursou filosofia e teologia no Instituto Teológico Frasciscano, além de licenciatura e doutorado na Pontifícia Universidade Antonianum em Roma.
Foi nomeado Bispo da Prelazia de São Félix em 2005 e atuou como secretário-geral da CNBB, entre 2011 e 2019. Desde 2019 é arcebispo de Manaus. Em 2022, o papa Francisco o nomeou cardeal.
Orani Joāo Tempesta
Nascido em São José do Rio Pardo (SP), tem 74 anos. Estudou filosofia no Mosteiro de São Bento, em São Paulo, e em São João Del Rey (MG).
Também cursou teologia no Instituto de Teologia Pio XVI, em São Paulo. Já teve passagens por São José do Rio Preto (SP), Belém (PA) e Rio de Janeiro, onde é arcebispo.
com Terra