As vendas no comércio varejista da Paraíba aumentaram 3% no mês de março em relação a fevereiro. O crescimento foi o maior do país, segundo Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (15) pelo IBGE. Quando avaliado o mesmo período do ano passado, o volume de vendas teve alta de 3,9% e acumula 10,7% de crescimento nos últimos 12 meses.
No país, o crescimento foi de 0,8% atingindo o maior patamar da série histórica iniciada em janeiro de 2000, superando o nível recorde anterior, alcançado em fevereiro de 2025. É a terceira taxa positiva seguida, levando o índice de média móvel trimestral a 0,6%, após avanço de 0,3% no trimestre encerrado em fevereiro.
Seis das oito atividades investigadas na pesquisa avançaram em março deste ano. Dentre elas, os destaques foram os setores de Livros, jornais, revistas e papelaria (28,2%) e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (3,0%). O setor de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, também foram destaque positivo do mês.
Os demais resultados positivos em março vieram de Outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,5%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (1,2%), Tecidos, vestuário e calçados (1,2%) e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,4%).
Quando avaliado o comércio varejista ampliado, a Paraíba também apresenta resultado positivo, com aumento de 3,7% no volume de vendas, o segundo maior crescimento do país, ao lado do estado do Espírito Santos. O comércio varejista ampliado inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção.
com Pauta Real