O plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nesta terça-feira (18), o nome de Alanna Galdino para o cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). A filha do presidente do Poder Legislativo Estadual, deputado Adriano Galdino (Republicanos), é a primeira mulher a ser indicada para o cargo.
A vaga, destinada à ALPB, decorre da aposentadoria do ex-conselheiro Arthur Cunha Lima, homologada no final de 2024. A votação aconteceu de forma secreta. Dos 33 deputados estaduais presentes à sessão desta terça-feira, 32 votaram. No total, foram 31 votos favoráveis e um contrário, o do deputado Wallber Virgolino (PL). O presidente Adriano Galdino se absteve de votar. Os deputados Hervázio Bezerra (PSB) e Gilbertinho (União Brasil) faltaram à sessão e não participaram da escolha. Já Eduardo Carneiro (Solidariedade) participou da sessão de forma remota e não teve direito a voto.
Diferente do procedimento habitual, Alanna Galdino não passou por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes da votação no plenário. O nome de Alanna foi aprovado em comissão na tarde dessa segunda-feira (17) e a matéria teve relatoria do deputado estadual Felipe Leitão (PSD), que emitiu parecer favorável pela indicação.
Agora, a matéria segue para promulgação e publicação do Decreto Legislativo de indicação da Conselheira escolhida, encaminhando cópia ao governador do Estado para a respectiva nomeação junto ao TCE-PB.
com Assessoria ALPB