Com um paraibano como vice, Silvio Santos tentou disputar as eleições presidenciais de 1989

O apresentador e empresário Silvio Santos, que morreu na manhã deste sábado (18) aos 93 anos, tentou, em 1989, disputar o cargo de presidente da República.

Por que Silvio Santos foi barrado como candidato a presidente

A eleição presidencial daquele ano foi a primeira realizada por voto direto após mais de três décadas de regime militar no Brasil. O comunicador, àquela oportunidade, decidiu concorrer pelo Partido Municipalista Brasileiro (PMB), tendo como companheiro de chapa o paraibano Marcondes Gadelha, ex-deputado federal e ex-senador da República.

Mesmo sem ter, de fato, tido seu nome confirmado na disputa, Silvio figurou bem nas pesquisas eleitorais e chegou a alcançar 30% das intenções de voto em pesquisas realizadas naquele momento.

Morre Silvio Santos: empresário tentou ser presidente, prefeito e governador de SP, veja trajetória - Estadão

Dentre os nomes que disputaram aquela eleição, estavam Ulysses Guimarães (PMDB), Aureliano Chaves (PFL), Lula (PT), Collor (PRN), Leonel Brizola (PDT), Mário Covas (PSDB), Paulo Maluf (PDS) e Ronaldo Caiado (PSD).

A poucos dias da votação, que aconteceu no dia 15 de novembro de 1989, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferiu a candidatura de Silvio Santos e Marcondes Gadelha, alegando que o partido do empresário não havia respeitado os prazos previstos na Lei Eleitoral.

Marcondes Gadelha escreveu um livro sobre o episódio. Intitulado “Sonho Sequestrado”, onde o ex-parlamentar fala sobre os bastidores do processo e, avalia que “houve uma engenhosa e implacável conspiração para impedir a qualquer custo a candidatura do apresentador de TV, antes do primeiro turno, pela razão muito simples de que ele seria imbatível nas urnas.”

VÍDEO! Marcondes Gadelha lamenta morte de Silvio Santos e relembra campanha presidencial de 1989. "Era um exemplo; um ícone" - Blog do Levi Dantas

Sem Silvio, a eleição ocorreu e Fernando Collor de Mello, à época do Partido da Reconstrução Nacional (PRN), acabou eleito presidente da República.

com Jornal da Paraíba

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Mais lidas

1

Estado vai começar a pagar vale-alimentação de R$ 600 após o período eleitoral, afirma secretário
Digite o assunto de seu interesse: