O Centro Estadual de Arte da Paraíba (Cearte-PB) está com inscrições abertas para vários cursos de arte gratuitos. São 2707 vagas em 77 cursos, distribuídas em 223 turmas nas seis áreas que compõem o Centro: Artes Visuais, Fotografia e Audiovisual, Teatro, Dança, Música e Literatura. As inscrições vão de 1º a 11 de julho de 2025 no formato on-line, através do site: ceartepb/com/inscricoes.
Para pessoas com dificuldades com as ferramentas digitais, será ofertado suporte presencial na Unidade Centro do Cearte (Endereço: Grupo Escolar Thomas Mindello – Praça Aristides Lobo, no 129, Centro, João Pessoa-PB), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 no turno da manhã; das 13h30 às 16h30 no período da tarde. Serão distribuídas 50 fichas por turno, sendo 25 preferenciais.
Cursos
Os cursos são oferecidos em três modalidades: presencial, on-line e híbrida (50% presencial e 50% on-line). Na área de Artes Visuais, tem o curso de Desenho de Observação, que vai ser presencial e é para pessoas a partir de 7 anos. Também tem o curso de Cerâmica – Escultura em Argila, que também será presencial e é voltado para quem tem 18 anos ou mais.
Para quem gosta de Fotografia e Audiovisual, estão abertas as inscrições para o curso Fotografia I: A Técnica e a Estética Fotográfica, que vai acontecer de forma presencial para estudantes com 16 anos ou mais. Outra opção é o curso de Linguagem Cinematográfica: leituras e experimentações, também presencial e para pessoas acima de 15 anos.
Na área da Dança, há vagas para cursos de Dança de Salão, Dança Clássica (Ballet) e Dança Contemporânea. Todos são presenciais e aceitam alunos de várias idades, desde crianças de 5 anos até idosos de 80 anos. Para os bem pequenininhos, tem o Projeto Canguru – Dança para Bebês, que recebe bebês de até três anos, acompanhados dos pais ou responsáveis, e também é presencial. Já para quem gosta de escrever, o curso de Escrita Criativa está de volta. Ele será oferecido tanto on-line (totalmente pela internet) quanto presencialmente, para estudantes com mais de 16 anos.
Na Música, dois cursos se destacam: o de Violão Popular, para quem tem a partir de 12 anos, e o de Musicalização Infantil, para crianças de 1 ano a 5 anos e 11 meses. Ambos são presenciais. E para os amantes do Teatro, tem o curso de Iniciação ao Teatro, que será presencial e é para pessoas entre 15 e 60 anos. Para quem já passou dos 60, tem o curso de Teatro para a Melhor Idade, também presencial.
Seleção, resultado e início das aulas
A lista com os selecionados será divulgada no dia 25 de julho. A inscrição não garante a vaga. Após o período de inscrições, a seleção irá ocorrer conforme os critérios do edital divulgado no site do Cearte-PB. Nesse semestre, houve mudança nos grupos prioritários, cuja reserva de vaga é de 60%, e no método de inserção do público em geral, que passa a ser via sorteio, conforme estabelecido pelo Decreto 46.371, de 19 de março de 2025, que regulamentou a atuação do Centro Estadual de Arte da Paraíba.
Nesse novo certame e modelo de seleção, os grupos prioritários são: Estudantes da rede pública de ensino (municipal, estadual ou federal) do ensino básico (educação infantil, ensino fundamental ou ensino médio); Professores da rede pública de ensino (municipal, estadual ou federal) do ensino básico (educação infantil, ensino fundamental ou ensino médio); Veteranos, aqueles que concluíram curso no Cearte-PB no semestre de 2025.1 Estudantes bolsistas 100% de escolas filantrópicas do ensino básico (educação infantil, ensino fundamental ou ensino médio); Estudantes bolsistas 100% de escolas privadas do ensino básico (educação infantil, ensino fundamental ou ensino médio); Pessoas que recebem o benefício do Bolsa Família.
O resultado com as listas das pessoas selecionadas por turma será divulgado no dia 25 de julho. As aulas do semestre 2025.2 terão início em 06 de agosto e término em 13 de dezembro
Documentos para inscrição
Para se inscrever, é necessário anexar os documentos no formulário de inscrição. Deve-se preencher o formulário da turma escolhida (todos os campos), bem como anexar ao formulário a documentação (de forma legível) que é solicitada. A falta de alguma informação, documento não anexado (ou ilegível) ou inscrição em turma de faixa etária inadequada resultará no indeferimento da inscrição.
No atendimento presencial é necessário levar os originais, não sendo necessário deixar cópia/xerox de nenhum documento. Ter em mãos documentos pessoais do candidato e do responsável (RG, CPF), se menor de idade, e comprovante de endereço. Ainda para menores de idade, comprovante de matrícula ou carteira de estudante atualizada de escola regular, exceto para os que não estão em idade escolar (bebês e crianças de 0 a 4 anos de idade – neste caso, levar o registro de nascimento). Comprovante de conclusão, para menores de 18 anos que já concluíram o ensino médio.
Aos grupos prioritários, no ato da inscrição, será solicitado:
a) Estudantes da rede pública de ensino: declaração atualizada da escola ou carteira de estudante atualizada;
b) Professores da rede pública de ensino: contracheque válido com no máximo 60 dias de emissão;
c) Veteranos: comprovante de matrícula no Semestre 2025.1 do Cearte-PB ou informar a turma e o(a) professor(a);
d) Estudantes bolsistas 100% de escolas filantrópicas – Declaração atualizada da escola que comprove a bolsa de 100%;
e) Estudantes bolsistas 100% de escolas privadas – Declaração atualizada da escola que comprove a bolsa de 100%;
f) Pessoas que recebem o benefício do Bolsa Família: comprovação de inscrição do Cadúnico e extrato do último benefício recebido atualizado em papel.
Compromisso que se renova
Após a promulgação do Decreto 46.371, que regulamentou e normatizou o papel e as ações do Cearte-PB dentro da Secretaria de Estado da Educação, o compromisso em ofertar um ensino da arte público, gratuito e de excelência foi renovado.
“O Cearte-PB tem continuamente melhorado a oferta de cursos completamente gratuitos, expandindo as chances e tornando-as mais acessíveis para um público cada vez mais variado. Com isso, a instituição reforça seu compromisso com a igualdade e a divulgação do ensino da arte, beneficiando milhares de pessoas na Paraíba”, destacou Laura Moreno, gestora da Escola de Arte,
Essa é a principal função social do Centro, representando uma importante iniciativa pública com impacto na sociedade paraibana, conforme complementa Laura Moreno. Ela afirma que são oferecidos serviços de qualidade, contribuindo para fortalecer uma escola pública gratuita e inclusiva. A reserva de vagas para grupos prioritários demonstra o compromisso da instituição com a diversidade. Segundo a gestora, “o Cearte-PB oferece um ensino artístico de alto nível, baseado na pluralidade e na democracia, com o objetivo de promover o desenvolvimento humano na Paraíba”.
A lista completa dos cursos disponíveis, assim como informações detalhadas sobre as inscrições, matrículas e o início das aulas, também podem ser encontradas no endereço: https://ceartepb.com/inscricoes.
com Secom PB