Já está em liberdade o casal que manteve um idoso em cárcere privado por pelo menos quatro anos na zona rural de Cuité, na Paraíba. De acordo com as autoridades, a vitima estava sendo mantida em condições subumanas, com a porta trancada pelo lado de fora. No interior da casa, as condições eram inadequadas.
O casal responsável foi liberado em audiência de custódia e responderá provisoriamente em liberdade, com medidas cautelares. As investigações continuam para verificar se há outras vítimas na região.
O delegado Iarley Almeida destacou que o idoso continua internado no hospital de Cuité, sob cuidados médicos para recuperação da desnutrição e desidratação. A Polícia espera a recuperação dele para obter mais informações sobre como ele se relacionou com o casal e as circunstâncias que o levaram a ser mantido em cárcere.
O delegado também mencionou que não há nenhuma relação de parentesco entre o casal e a vítima. A equipe do CRAS está acompanhando o caso para assegurar que, após a alta médica, o idoso seja devidamente acolhido em uma entidade ou abrigo.
O casal é acusado ainda de se apropriar do cartão de benefício do idoso, e a polícia busca identificar seus verdadeiros parentes. Casos como este não são isolados, e é crucial que familiares fiquem atentos à situação dos idosos, que muitas vezes são tão frágeis quanto crianças.
com T5