O Governo da Paraíba anunciou, nesta quarta-feira (7), a ampliação do prazo de cadastramento no Programa Passe Livre Estudantil. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, o processo seguirá de forma contínua e permanente.
O cadastramento está sendo realizado normalmente no guichê do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros no Município de João Pessoa (Sintur-JP), localizado na Rodoviária de João Pessoa, e também no guichê do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Campina Grande (Sitrans-CG), no Terminal de Integração de Campina Grande.
O benefício vai garantir 44 passagens gratuitas por mês a alunos da rede pública matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Terão direito à gratuidade no transporte os estudantes residentes nos municípios de João Pessoa, Bayeux, Cabedelo, Santa Rita e Campina Grande.
Durante o lançamento, o governador destacou a importância do programa como ferramenta para reduzir a evasão escolar. “A gente fica feliz de poder oferecer essa condição. E agora eu acho que a gente traz o coroamento desse programa de transporte, que é exatamente o Programa Passe Livre – que vai permitir que os alunos recebam 44 passagens. Mas tem que ter um vínculo, evidentemente; a exigência da frequência, porque nós queremos com isso reduzir a evasão escolar”, afirmou.
O valor das passagens será creditado em um cartão eletrônico individual e a permanência no programa vai considerar a frequência regular às aulas.
No lançamento, o secretário estadual da Educação, Wilson Filho, também enfatizou que o Passe Livre é uma medida que visa promover equidade. “Hoje nós estamos lançando oficialmente o programa, estamos dizendo que queremos os nossos estudantes na escola. Que estamos sem medir esforços, resolvendo o kit escolar, o kit esportivo, resolvendo até mesmo a passagem de ônibus de graça para garantir a equidade de oportunidades com todos os estudantes”, declarou.
com MaisPB