O Botafogo (PB) é o primeiro finalista do Campeonato Paraibano. A vaga veio após empate em 0 a 0 na partida de volta contra o Treze neste sábado (15), no Estádio Almeidão, em João Pessoa.
No jogo de ida, o Belo venceu o Galo por 2 a 1, no Estádio Amigão, em Campina Grande. Com isso, teve a vantagem do empate para seguir na luta pelo título da competição.
O primeiro tempo foi bastante truncado, com muitas faltas e pouca criação para os dois lados. O Treze teve sua melhor chance aos 36 minutos com Van. O lateral recebeu na frente da área, e chutou com a bola tirando tinta do gol de Wallace.
O Belo respondeu em seguida. Na troca de passes, a bola acabou sobrando para Rodrigo Alves, que chutou forte da entra da área. A bola passou tirando tinta do gol de Igor Rayan.
Já na reta final do primeiro tempo, a defesa do Treze deixou espaço e Erick cara a cara com Igor Rayan, tentou o chute por baixo das pernas do goleiro, que faz a defesa.
Na segunda etapa, o Galo voltou disposto a buscar pelo menos um gol para levar a decisão para as penalidades.
Logo no início, Guilherme Lucena recebeu na entrada da área, girou e chutou por cima do gol de Wallace. O Belo respondeu com Rodrigo Alves, que cabeceou firme, mas a bola passou acima do travessão de Igor Rayan.
Em outra boa chance do Galo, Wandson tentou de fora da área, mas Wallace fez uma grande defesa para impedir o gol trezeano.
Depois Ibiapino cobrou falta com perigo e a bola passou triscando o travessão de Wallace. O Bota respondeu em seguida. Rodrigo Alves invadiu a grande área, ficou frente a frente com Rayan, que conseguiu fazer a defesa. E foi só.
Agora, o time pessoense aguarda pelo seu adversário da decisão, que sairá do confronto entre Sousa x Serra Branca, que acontece neste domingo (16), no Marizão, em Sousa.
Com o regulamento do campeonato somando a pontuação da primeira fase e das semifinais, o Belo pode perder o direito de decidir o título em João Pessoa caso o Sousa avance vencendo no tempo normal. Já o Treze torce para uma vitória do Dinossauro sobre o Serra Branca para garantir vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2026.
com Paraíba Online