Bolsonaro diz que PL pode implodir depois de elogio de Valdemar Costa Neto a Lula

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nessa segunda-feira (15) que o PL pode “implodir”, depois de elogios feitos pelo presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Sem citar diretamente o dirigente do partido, Bolsonaro afirmou que a declaração elogiosa de Costa Neto ao petista é “absurda” e gerou um “problema sério”.

“Tudo na vida eu puxo um pouquinho para vida familiar de cada um de nós, né? Problemas têm. Essa semana tive um problema sério, não vou falar com quem….‘Ó, se continuar assim, você vai implodir o partido…’ Pessoa do partido dando declaração absurda. Como ‘o Lula é extremamente popular’. Manda ele vir tomar um 51 [pinga] ali na esquina. Não vem”, disse Bolsonaro a apoiadores, em Angra dos Reis (RJ).

O comentário do ex-presidente foi uma resposta a um aliado que o questionou se ele avalia que o PL “vai vir forte” nas eleições municipais deste ano e se isso “vai fazer diferença em 2026”. No vídeo, Bolsonaro aparece sentado à mesa, conversando com apoiadores em Angra dos Reis.

No domingo, Bolsonaro também foi gravado reclamando dos elogios de Valdemar Costa Neto a Lula. “Nós estamos no mesmo barco, pessoal. Se alguém porventura votou no PT — pode ser que exista — não dá para comparar. Eu posso ser um cara horrível, mas o outro cara é péssimo. Ele não tem como dar certo”, disse o ex-presidente.

As críticas foram feitas por Bolsonaro depois que o presidente do PL afirmou, durante uma entrevista, que Lula é “totalmente diferente” do ex-presidente, e disse que o petista tem “muito prestígio” e “popularidade”.

“Lula não tem comparação”, afirmou. “O Lula é um camarada do povo, é completamente diferente do Bolsonaro, completamente diferente. E é um fenômeno também ele chegar onde chegou”, disse o presidente do partido de Bolsonaro, em entrevista ao jornal “O Diário”, de Mogi das Cruzes (SP), reduto político e eleitoral de Costa Neto. A entrevista foi concedida há um mês, em 15 de dezembro, e tem 1h20 de duração, mas as declarações ganharam visibilidade nas redes sociais recentemente, com o trecho em que Costa Neto exalta Lula e gestões do petista.

“O Lula foi bem no governo também e elegeu a Dilma [Roussef] depois”, disse. O presidente do PL disse que Bolsonaro tem um carisma que Lula não tem, mas ressaltou a popularidade do petista.

“Agora é completamente diferente o Lula, não tem comparação com o Bolsonaro”, afirmou Costa Neto.

“Primeiro que o Lula tem muito prestígio. Ele não tem o carisma que o Bolsonaro tem. Lula tem prestígio, popularidade. Ele é conhecido por todos brasileiros. O Bolsonaro não. Bolsonaro tem um mandato só”, declarou.

Costa Neto citou o fato de o PL ter indicado o empresário José Alencar para a vice de Lula na eleição de 2002 e disse que foi essa indicação que fez o petista ganhar seu primeiro mandato. “[Era um vice] de direita”, disse. “Ele [Lula] ganhou a eleição por causa disso, por causa do José Alencar.”

Durante a conversa, o entrevistador, Darwin Valente, questionou quem é mais difícil no trato, Lula ou Bolsonaro e Costa Neto respondeu de imediato: “Mil vezes o Bolsonaro”. O entrevistador comentou que Bolsonaro é uma pessoa “de difícil trato” e Costa Neto interrompeu: “Ele não é normal”.

Bolsonaro está no PL desde o fim de novembro de 2021 e filiou-se à sigla para disputar a reeleição em 2022, depois de ter ficado dois anos sem legenda. É o nono partido do ex-presidente.

Valor Econômico

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook
Digite o assunto de seu interesse: