O papa Francisco confirmou no seu testamento divulgado nesta segunda-feira (21) que desejava ser enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, e não na Basílica de São Pedro, no Vaticano, ao contrário de muitos pontífices anteriores.
Francisco morreu aos 88 anos nesta segunda-feira. O Vaticano divulgou seu testamento final no final desta tarde.
O texto especificava que Francisco queria ser enterrado “no chão, sem decoração especial”, mas com a inscrição de seu nome papal em latim: Franciscus.
Ele também havia providenciado um benfeitor não identificado para cobrir as despesas de seu sepultamento, de acordo com o testamento.
Evitando grande parte da tradição do Vaticano, Francisco optou por ritos fúnebres mais simples e se tornará o primeiro papa em mais de um século a ser enterrado fora do Vaticano.
O local de descanso escolhido é a Basílica de Santa Maria Maggiore, uma das quatro principais da cristandade, um local que lhe é caro devido à sua devoção a Maria, Mãe de Deus.
A igreja tem partes que datam do ano 432 depois de Cristo e é considerada o maior santuário à Virgem Maria do mundo cristão ocidental.
Francisco costumava rezar no local com frequência, principalmente antes e depois de viagens internacionais.
Na manhã de 14 de março de 2013, poucas horas após sua eleição, o primeiro papa latino-americano rezou nesta igreja.
Francisco também retornou ao local em momentos importantes de seu papado de 12 anos, incluindo para rezar pelo fim da pandemia do coronavírus em uma Roma deserta em 2019 e após suas duas cirurgias abdominais em 2021 e 2023.
Do lado de fora da capela, ergue-se a estátua de Maria Rainha da Paz, encomendada pelo Papa Bento XV em 1918 para pedir a Deus o fim da Primeira Guerra Mundial.
No local, Francisco liderou um culto internacional de oração pela paz na Ucrânia e em outros lugares devastados pela guerra em 2022.
O funeral do Papa Francisco ainda está previsto para ocorrer na Praça de São Pedro, em frente à Basílica de São Pedro, onde repousam a maioria de seus antecessores.
Antes de Francisco, o último papa a ser sepultado fora do Vaticano foi Leão XIII, falecido em 1903.
Santa Maria Maggiore abriga os corpos de sete papas e de várias figuras religiosas, incluindo o Cardeal Bernard Law, ex-Arcebispo de Boston, que se tornou famoso por seu papel no acobertamento de abusos sexuais de crianças cometidos por padres.
Primeiro latino americano e jesuíta a assumir a Santa Sé, o papa Francisco faleceu na manhã desta segunda-feira, às 7h35 do Vaticano, em decorrência de um AVC e falência cardíaca irreversível.
O corpo do papa será colocado em um caixão ainda nesta segunda. Na manhã de quarta-feira (23), será iniciado o velório do santo padre, aberto aos fiéis.
A data do funeral, cerimônia que antecederá o sepultamento de Francisco, ainda não foi divulgada.
com CNN Brasil