Após uma recomendação do Ministério Público da Paraíba (MPPB) para que Departamento de Estradas de Rodagem do Estado da Paraíba (DER/PB) tome providências imediatas para garantir um meio seguro de passagem entre o Distrito de Cupissura, em Caaporã, e o município de Alhandra, o órgão anunciou que uma nova ponte entre as duas localidades vai ser construída em 180 dias. A estrutura anterior foi danificada pelas chuvas e interditada desde fevereiro, causando transtornos para os moradores da região.
Leia mais: MPPB recomenda medidas para garantir passagem segura em ponte de Caaporã
A primeira fase dos trabalhos envolve a demolição da ponte danificada e a instalação de um bueiro provisório para liberar o tráfego no local. O DER-PB espera concluir esse serviço em até 15 dias úteis. Esse bueiro vai permitir que o trânsito na PB-034 seja retomado de forma segura até a finalização da obra.
Sobre a interdição, o DER-PB informou que a sinalização e os bloqueios foram realizados, mas tem enfrentado dificuldades com a população, que tem danificado as barreiras e placas de segurança. A situação tem gerado riscos adicionais para os motoristas e pedestres que insistem em utilizar a via, mesmo com as condições precárias.
O prazo total para a construção da nova ponte é de 180 dias, dependendo da emissão das licenças ambientais pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema). No entanto, o DER-PB não informou a data exata para a emissão dessas licenças, mas garantiu que, por ser uma obra emergencial, terá um acompanhamento especial.
com G1 PB