Anunciado pelo Botafogo (PB) nessa segunda-feira (7), o treinador Antônio Carlos Zago, plano A do Belo para assumir o comando técnico do clube, ainda não resolveu a sua rescisão contratual com o The Strongest. O técnico, inclusive, comandou o treino do elenco do time boliviano na manhã dessa terça-feira (8).
Segundo a repórter Jhulisa Rushel, que acompanha o dia a dia do The Strongest, o técnico saiu sem dar entrevistas. Ainda de acordo com a repórter, uma reunião do treinador com a diretoria do clube boliviano estava prevista para a tarde dessa terça-feira para selar o futuro do técnico.
Zago e Botafogo (PB) têm um acordo firmado, mas o Belo não pretende pagar a multa rescisória do contrato do treinador com o clube boliviano. O brasileiro tem contrato até o fim da temporada com o The Strongest, que não deve abrir mão do valor multa para liberá-lo.
Situação política conturbada do The Strongest dificulta acerto
O The Strongest vive um momento de crise institucional. Em julho de 2022, Hector Montes foi eleito como presidente do clube. O pleito, no entanto, foi anulado pela Justiça da Bolívia em novembro de 2023, que identificou supostas irregularidades no processo eleitoral.
Na decisão judicial, Ronald Crespo foi alçado à presidência com a missão de convocar novas eleições, o que não ocorreu. Em setembro de 2024, uma nova decisão judicial recolocou Hector Montes no cargo de presidente. Crespo, entretanto, não deixou o cargo, alegando que uma decisão da Federação Boliviana de Futebol lhe garantia no cargo de presidente do The Strongest.
Os dois presidentes se consideram mandatários do clube, o que deixa no clube um clima de instabilidade. Zago foi contratado por Ronald Crespo. Segundo a imprensa boliviana, nem Crespo nem Hector Montes têm o interesse de liberar o técnico sem pagamento de multa.
com GE PB