O Brasil volta ao topo do pódio no vôlei de praia feminino após 28 anos. A modalidade rendeu o primeiro ouro Olímpico feminino do país, em Atlanta 1996. Ana Patrícia e Duda repetem o ouro, numa das conquistas mais aguardadas de Paris 2024. A dupla número 1 do mundo vinha de um ciclo fortíssimo e fez uma campanha excepcional. Nesta sexta-feira, 9 de agosto, Ana Patrícia/Duda disputaram a final aos pés da Torre Eiffel. Venceram as canadenses Melissa Humaña-Paredes e Brandie Wilkerson por 2 sets a 1 (26-24, 12-21, 15-10).
Ana Patrícia e Duda formaram inicialmente dupla pela seleção brasileira nas categorias de base. As duas ganharam o ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude Nanjing 2014, além de dois títulos no Mundial Sub-21. Profissionalmente, as duas tiveram outras parceiras e disputaram Tóquio 2020 em duplas distintas. Já a reunião de sucesso ocorreu no atual ciclo Olímpico, para grandes momentos.
A dupla conquistou o ouro no Campeonato Mundial 2022 e a prata no Mundial 2023. Também levou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos 2023 e passou a acumular conquistas no circuito mundial de vôlei de praia, com direito a 15 pódios nos últimos três anos, incluindo cinco medalhas de ouro. Naturalmente, as expectativas eram grandes em Paris 2024.
O Brasil também foi representado por Carol/Bárbara no vôlei de praia feminino em Paris 2024. As duas alcançaram as oitavas de final. Já no masculino, Evandro/Arthur foram às quartas de final, enquanto André/George pararam nas oitavas.
O Brasil chega a oito medalhas no vôlei de praia feminino em Jogos Olímpicos. Até então, o país acumulava um ouro, quatro pratas e dois bronzes. A participação mais marcante havia ocorrido em Atlanta 1996, na estreia Olímpica da modalidade. Na ocasião, a final brasileira teve ouro para Sandra Pires e Jaqueline Silva, além da prata para Mônica e Adriana Samuel.
com COI