Novo corregedor do TRE-PB afirma que vai estar atento ao uso da IA no processo eleitoral

O combate às fake news e distorções com o uso da Inteligência Artificial nas eleições 2024 estão entre as ações que serão priorizadas pelo novo corregedor do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) Oswaldo Trigueiro Filho, que tomou posse nesta segunda-feira (11).

“Há essa novidade agora da inteligência artificial, e nós precisamos entender que tudo que se vem em termos de tecnologia vem no sentido de contribuição para melhoria, e nós temos que iluminar mais o olhar sobre a inteligência artificial no aspecto positivo e não negativo. Claro, coibir veementemente porque vemos, infelizmente, que as distorções para o ambiente democrático, principalmente da verdade dos fatos, vêm com fake news ou com distorção do IA”, observou.

Neste sentido, ele enfatizou que a corregedoria vai estar muito atenta ao lado da presidência, aplicando com rigor o sistema legal conduzido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com as resoluções que foram editadas semana passada. A ideia, segundo ele, é desenvolver um trabalho com responsabilidade. “Mas, acima de tudo, trazendo o engajamento da magistratura eleitoral como um todo para o sistema eleitoral a partir desse ano”.

O corregedor destacou ainda que todas as matérias que são objeto de apreciação pelo Tribunal Regional Eleitoral são muito sensíveis e que vai usar sua experiência no Ministério Público.

“De fato, uma experiência que obtive enquanto órgão de fiscalização, como é o próprio Ministério Público, eu diria que todos esses temas, agora editadas algumas resoluções de como pensar e verificar a inteligência artificial, ou seja, a deturpação, fraude na cota de gênero, enfim, uma série de situações, vamos estar muito atentos e vigilantes”, prometeu.

Ele destacou que vai dar continuidade ao trabalho que estava sendo feito pela desembargadora Agamenilde Dias. “Então corregedora que estava, efetivamente, dando uma resposta correta, na medida certa, tanto que são várias decisões agora recentes no próprio TRE que vão de encontro a essa tentativa de fraude”. Agamenilde Dias tomou posse também nesta segunda-feira como presidente do TRE-PB.

“Eu diria que a minha responsabilidade está em manter isso e colocar uma característica pessoal no sentido da personalidade de cada um na condução da corregedoria, que quero o engajamento ainda mais dos magistrados, dos juízes eleitorais, das zonas. Eu acho que esse é o meu grande desafio, trazê-lo mais para perto, principalmente agora que se inicia esse período do processo eleitoral para as eleições municipais”.

O corregedor também comentou o novo desafio. “Eu encaro com a sensação de alegria e responsabilidade. Alegria por estar substituindo a doutora Fátima Bezerra. “Chego aqui, no lugar dela, uma pessoa que fez um brilhante trabalho. É uma pessoa que sempre enaltece muito o judiciário paraibano. Isso é um orgulho para a gente, e responsabilidade por saber que, à frente da Justiça Eleitoral, temos vários desafios. É uma justiça muito rápida, muito sumária, muito célere, mas de muita contribuição, ou seja, você proteger esse manto sagrado que é a democracia é muito importante. Eu vejo nisso uma missão que vamos desenvolver ao lado de Agamenilde com calma, serenidade, equilíbrio, mas acima de tudo, dando uma resposta que a sociedade pede. É esse o meu sentimento junto ao TRE Paraíba”, completou.

ClickPB

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Mais lidas

1

Estado vai começar a pagar vale-alimentação de R$ 600 após o período eleitoral, afirma secretário
Digite o assunto de seu interesse: