Trump diz que pode tomar “Irã inteiro” na noite desta terça-feira (7): “todas as usinas de energia serão demolidas”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (6) que os Estados Unidos podem tomar “o Irã inteiro em apenas uma noite”.

“O Irã pode ser tomado em uma noite, e talvez seja na terça-feira à noite”, disse Trump, no início de um pronunciamento na Casa Branca.

Esta terça-feira (7) é o prazo dado por Washington para a reabertura do Estreito de Ormuz, fechado pelo Irã desde que o país foi atacado por EUA e Israel, em 28 de fevereiro. A passagem é um importante corredor marítimo, por onde passam cerca de 20% das exportações de petróleo do mundo.

Trump ameaçou Teerã dizendo que, caso não haja um acordo “aceitável” com o Irã, “todas as pontes no Irã vão ser dizimadas à meia-noite de terça-feira” e “todas as usinas de energia estarão demolidas”.

Trump deu detalhes do resgate dos pilotos cujo caça F-15E havia sido abatido em espaço aéreo iraniano dias antes.

No mesmo evento, o secretário da Guerra dos EUA, Pete Hegseth, disse a repórteres que o maior volume de ataques desde o primeiro dia da operação contra o Irã ocorreria nesta segunda-feira — e afirmou que ainda mais estão previstos para terça.

Nesse domingo (5), em uma postagem nas redes sociais, Trump disse que vai atacar infraestrutura civil caso o governo iraniano não reabra totalmente o Estreito de Ormuz até terça.

O governo iraniano, segundo agências de notícias do país, expressou preocupação de que os ataques possam constituir um crime de guerra.

As normas do direito internacional que regem guerras proíbem países de atacar alvos civis em casos de conflitos e estabelecem que casos do tipo podem constituir um crime de guerra, a ser julgado por um tribunal internacional.

‘Tomaria o petróleo se pudesse’
Também nesta segunda, Trump afirmou que, se pudesse escolher, tomaria o petróleo do Irã.

“Se eu pudesse escolher, eu tomaria o petróleo (do Irã), mas infelizmente os cidadãos norte-americanos querem que a gente termine a guerra”, declarou o norte-americano à imprensa durante um evento de Páscoa na Casa Branca nesta segunda.

Na conversa com jornalistas, Trump voltou a dar declarações ambíguas sobre a relação com o Irã. Primeiro, disse achar que o governo iraniano está negociando “de boa fé”. Logo depois, no entanto, afirmou estar “muito chateado” com o país e que, por isso, o Irã vai “pagar um grande preço por isso”.

Cessar-fogo rejeitado
O presidente dos EUA também confirmou ter rejeitado a proposta de cessar-fogo mediada pelo Paquistão. Como justificativa, disse que o texto “foi um ato significativo (por parte do Irã), mas ainda não bom o suficiente”.

Mais cedo, o Irã também rejeitou a proposta, segundo a agência de notícias estatal iraniana Irna, alegando que prefere um acordo para um fim definitivo da guerra, e não apenas uma trégua.

No domingo, Trump usou palavrões ao se referir ao Irã e chamou o governo do país persa de “bastardos malucos”.

com G1

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Mais lidas

1

Manaira e Mangabeira Shopping têm horário especial na véspera e feriado de São João

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite o assunto de seu interesse:
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors