O presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira (PI), criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas redes sociais nessa quarta-feira (9) depois do presidente dos Estados Unidos Donald Trump ter anunciado a imposição de tarifas de 50% sobre os produtos brasileiros.
Em publicação na rede social X, Nogueira afirmou que Lula “preferiu colocar a ideologia acima do interesse do povo” ao se opor ao presidente dos EUA.
“O senhor, presidente Lula, não perdeu uma oportunidade para atacar com palavras o presidente da maior economia do planeta, a maior economia das Américas. E, ao invés de diplomacia, preferiu apostar em ataques infantis contra um país muito mais poderoso e mais forte do que o Brasil”, disse o senador.
Para Ciro Nogueira, Lula conseguiu “destruir a relação mais antiga do Brasil nas Américas” e que agora, “a população vai sofrer com as consequências que o “radicalismo do PT”.
“Parabéns, presidente Lula, se o seu objetivo era marcar a sua volta pelo populismo mais repugnante, o senhor verdadeiramente conseguiu. Deus proteja o povo brasileiro”, disse Ciro.
Trump justificou a tarifa de 50% sobre os produtos do Brasil pelo tratamento que o governo brasileiro deu ao ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) e pela relação comercial entre os dois países, que considera discrepante.
O mandatário norte-americano também alegou que o aumento das tarifas é motivado, em parte, pelos ataques insidiosos do Brasil às “eleições livres e aos direitos fundamentais de expressão”.
As tarifas de 50% valerão a partir de 1º de agosto de 2025 vale para todos os produtos brasileiros enviados para os EUA.
com Poder360