A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente de Campina Grande (DEMA/CG), deflagrou nessa quarta-feira (2) uma ação conjunta para averiguar denúncias de maus-tratos contra animais na cidade. A operação contou com o apoio da Polícia Militar, por meio da 2ª Companhia de Polícia Ambiental (CPAmb), e de uma equipe do Centro de Zoonoses, com participação de uma médica veterinária.
Durante as vistorias realizadas nos bairros Velame e Nova Brasília, três animais foram resgatados em situação de maus-tratos. Em uma das residências, no bairro Nova Brasília, um cachorro foi encontrado acorrentado, em ambiente insalubre e em estado grave de saúde. O animal foi recolhido para tratamento especializado.
Durante a ação, uma adolescente de 17 anos foi apreendida por ato infracional análogo ao crime de maus-tratos, previsto na Lei de Crimes Ambientais. Ela foi levada à delegacia para prestar depoimento e, em seguida, entregue à responsável legal. Os tutores dos outros animais resgatados não foram localizados e os casos seguem sob investigação.
Segundo a DEMA/CG, no primeiro semestre de 2025, o Disque-Denúncia (197) recebeu 60 denúncias de maus-tratos na cidade. Mais da metade delas (57%) foram confirmadas, resultando no resgate de 55 animais, entre cães, gatos, cavalos e espécies silvestres.
A Polícia Civil reforça o compromisso de investigar todos os casos e orienta a população a seguir denunciando crimes ambientais pelo telefone 197.
da Redação