Papagaio e arara-vermelha são furtados da Bica, em João Pessoa; Prefeitura reforça segurança e alerta sobre tráfico de animais

O furto de duas aves do Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), em João Pessoa, foi registrado na manhã desse domingo (29). De acordo com o secretário de Meio Ambiente do Município, Wellison Silveira, os animais levados são um papagaio verdadeiro e uma arara-vermelha, ambos parte do plantel do parque e mantidos no local por não terem condições de retornar à natureza.

Segundo o secretário, a direção do parque e a Prefeitura adotaram medidas imediatas: foi registrado boletim de ocorrência, além de realizadas reuniões com a Polícia Civil e a Secretaria de Segurança Urbana da capital. A administração municipal também anunciou que vai instalar câmeras de segurança, ampliar o efetivo da Guarda Civil Municipal e intensificar as investigações sobre o furto.

Wellison Silveira reforça que a compra e venda de animais silvestres é crime, previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), com pena de detenção de seis meses a um ano, além de multa. Ele fez um apelo à população para que não adquira animais dessa natureza e denuncie qualquer flagrante de comercialização.

Parque Arruda Câmara atualmente, no local onde ficam as aves — Foto: Reprodução/Patrícia Cantisani/Secom Parque Arruda Câmara

“A gente alerta as pessoas para que não comprem. Não existe venda legal de animais silvestres. Existem ações que destinam esses animais, quando não podem voltar à natureza, para locais apropriados, como o nosso Parque Arruda Câmara”, afirmou o secretário.

Silveira destacou que todos os animais da Bica são frutos de resgates, tráfico ou abandono, e nenhum foi adquirido por meio de compra. Muitos, segundo ele, são entregues por órgãos ambientais e passam por processos de reabilitação.

“Nós não compramos animais. Recebemos aqueles que não têm condições de voltar à natureza, por mutilações ou outros motivos. Sendo possível, eles são devolvidos ao habitat. Caso contrário, permanecem sob nossos cuidados”, explicou.

A suspeita é de que os animais tenham sido furtados com o objetivo de revenda no mercado ilegal, o que, segundo a Prefeitura, é totalmente reprovável e combatido pelas autoridades.

A população pode colaborar com as investigações denunciando práticas ilegais por meio dos canais da Polícia Civil, Polícia Ambiental e órgãos de fiscalização municipal.

da Redação

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Mais lidas

1

Gabarito do concurso da Educação de João Pessoa é divulgado; saiba como acessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite o assunto de seu interesse:
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors