Mutirão oftalmológico na PB: Polícia vai ouvir equipe de fundação que fez procedimentos

A Polícia Civil da Paraíba vai ouvir na próxima semana a equipe de profissionais de saúde que participou do mutirão oftalmológico, feito em um hospital de Campina Grande no último dia 15 de maio e que deixou pacientes com complicações, como infecções e até perda da visão.

Leia mais: Secretaria Estadual de Saúde apura irregularidades em cirurgias oftalmológicas em Campina Grande

A Secretaria Estadual de Saúde apura o caso e admitiu que medicamentos vencidos estavam entre os que foram utilizados no mutirão, que foi realizado por uma empresa contratada. O contrato entre a empresa e a secretaria foi encerrado.

De acordo com o delegado Paulo Ênio, responsável pelas investigações, a partir da semana que vem os depoimentos de todos os envolvidos no caso vão ser colhidos oficialmente.

Um boletim de ocorrência feito pelo diretor do Hospital das Clínicas foi registrado na polícia depois do começo da repercussão do caso. Conforme informações do delegado, nenhuma das pessoas que relataram complicações graves, seja infecções ou perda total da visão, procuraram a polícia para prestar queixa.

Ainda segundo o delegado Paulo Ênio, os primeiros a serem ouvidos são a equipe médica da empresa que realizou os procedimentos oftalmológicos no mutirão. Após a equipe de profissionais, outros envolvidos, como representantes do Hospital das Clínicas e possíveis vítimas também vão passar pelas oitivas.

Nessa quarta-feira (21), sete pacientes que relataram complicações devido a procedimentos no mutirão oftalmológico passaram por novos procedimentos. Ao todo, 29 pacientes apresentaram sintomas que variaram de leves a graves.

Seis pacientes passaram por cirurgias e uma pessoa realizou uma lavagem da câmara anterior do olho. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que todos os procedimentos foram concluídos com sucesso.

Na atualização mais recente sobre esses pacientes, segundo a Secretaria de Saúde, ao todo, 17 pessoas continuam internadas em uma clínica credenciada. Outros três também estão na unidade, mas ainda avaliam se permanecerão internados no local. Todos os pacientes estavam anteriormente no Hospital Metropolitano de Santa Rita, na Grande João Pessoa.

Em nota, a Secretaria afirmou que os pacientes seguem sendo monitorados continuamente e recebem todo o acompanhamento necessário por equipes especializadas. Nesta quinta-feira (22), todos estão passando por nova reavaliação.

Também em nota, a Fundação afirmou que desde o momento em que tomou conhecimento sobre os problemas, iniciou a busca pelos pacientes e solicitou que eles fossem com urgência para avaliação pós-operatória. A Fundação ainda afirmou que apura internamente os acontecimentos e destacou que os profissionais contratados atendem todas as exigências legais.

com G1 PB

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Mais lidas

1

Agendamento do Censo Previdenciário dos servidores da PB inicia nesta segunda-feira (19)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite o assunto de seu interesse: