O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), que está em Brasília, para participar da 26ª Marcha dos Prefeitos, manifestou preocupação com os prefeitos paraibanos e anunciou uma audiência com o ministro Paulo Teixeira para discutir a retomada do pagamento do Garantia-Safra para agricultores paraibanos.
“Vamos participar e entrar nessa pauta para sensibilizar o ministro da importância de liberar esse seguro safra, essa é uma pauta muito importante”, disse.
Garantia-Safra
O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) começou a realizar os pagamentos do Garantia-Safra referente à safra 2023/2024 no último dia 18 de março.
No total, mais de R$ 670 milhões seriam destinados a mais de 558 mil agricultores em todo o Brasil. Apenas na Paraíba, serão 42.457 agricultores atendidos.
A política, destinada a produtores com renda mensal de até 1,5 salário-mínimo cuja área plantada varie entre 0,6 e 5 hectares de feijão, milho, arroz, algodão ou mandioca, apoia agricultores familiares que sofreram perdas devido a eventos climáticos adversos, como secas e chuvas intensas, garantindo a segurança econômica e a continuidade da produção no campo.
O benefício é concedido aos agricultores e municípios que aderiram ao programa, quando há comprovação de perdas de pelo menos 50% da produção devido a fatores climáticos.
Os agricultores aderidos que tiveram o pagamento do Benefício preventivamente bloqueado, poderão apresentar defesa contra o bloqueio através do serviço Solicitar Requerimento de Defesa após bloqueio do Benefício Garantia-Safra.
com ClickPB