Ministro Waldez Goes projeta “salto de produção” na Paraíba com Transposição

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, projetou na noite dessa segunda-feira (19), um “salto na produção” na Paraíba com o avanço das obras de infraestrutura hídrica do Estado, a partir dos projetos complementares dos eixos da Transposição do Rio São Francisco.

Durante entrevista ao Podcast Direto de Brasília, do jornalista Magno Martins, o ministro enfatizou a importância de uma política de planejamento para o uso da água no Nordeste, destacando que a Paraíba tem condições de dar “saltos gigantes” na agricultura e no abastecimento de água com a conclusão dos projetos em andamento.

“Acho que a Paraíba vai dar saltos gigantes em relação à produção. Vou falar da Vertente Litorânea. Visitei toda a Vertente, fui a pé em alguns trechos, de carro, sobrevoei toda a área, mais de 100 km de obra, toda com água dentro. É uma área agricultável de um lado e do outro, com muitos assentamentos, muitos projetos econômicos. Então agora, com o Governo do Estado, vamos começar a fazer todo o trabalho de liberação dessa água para a produção. O primeiro objetivo é garantir água para as pessoas, para o consumo humano. Uma vez garantido o consumo humano, todo o excedente, se houver, deve ser utilizado para a produção de alimentos de baixas emissões. Esse é o interesse do presidente Lula, é isso que ele recomenda”, completou Góes.

O ministro também ressaltou os desafios impostos pelas mudanças climáticas e a importância do planejamento hídrico para enfrentar períodos de escassez.

“Hoje estamos lidando com eventos extremos, muita enchente, muita seca. Então, tendo uma política pública mais arrojada em relação à melhor utilização dessa água, com reservação no período de excesso e melhor uso no período de estiagem, de escassez, você não só garante o consumo humano, mas também a produção de alimentos”, afirmou.

Góes ainda mencionou o avanço das obras do sistema Apodi, com conclusão prevista até o final de 2026, que beneficiará não apenas a Paraíba, mas também estados vizinhos.

“O Apodi, já vamos liberar a primeira etapa do Apodi. Ele deve ser concluído até o final do ano que vem. É uma obra muito significativa, que abrange a Paraíba, o Rio Grande do Norte e Pernambuco. Eu sou um grande defensor de se trabalhar a inclusão de um subeixo de irrigação. O que nós não podemos é colocar em risco o consumo humano”, finalizou.

com MaisPB

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Mais lidas

1

Agendamento do Censo Previdenciário dos servidores da PB inicia nesta segunda-feira (19)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite o assunto de seu interesse: