As atividades comemorativas dos 100 dias da gestão do desembargador Fred Coutinho à frente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) foram iniciadas, na manhã desta quinta-feira (15), com uma visita de estudantes do Curso de Direito da Fesp Faculdades e do Colégio Vila, ambos de João Pessoa. A ação integra também as celebrações do Dia da Memória do Poder Judiciário, comemorado nacionalmente em 10 de maio.
A programação teve início na Sala de Sessões do Tribunal Pleno, seguida de visitas ao Salão Nobre, à Galeria dos Ex-presidentes do Poder Judiciário paraibano e à Cripta de Epitácio Pessoa.
Durante a visita, o desembargador-presidente Fred Coutinho, o presidente da Comissão de Cultura e Memória do TJPB, desembargador Marcos Cavalcanti, e o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Marcílio Toscano Franca Filho, apresentaram aos estudantes do ensino médio e aos universitários a rica história do Judiciário estadual.
O desembargador Fred Coutinho ressaltou a importância da transmissão da memória do Judiciário às novas gerações. “Foi uma honra. E deixo aqui o convite: as portas do Tribunal continuam abertas. Cidadão, venha, conheça a nossa casa, o nosso Judiciário. Será sempre uma honra recebê-lo”, disse.
Para o desembargador Marcos Cavalcanti, a Semana da Memória do Poder Judiciário, instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por meio da Resolução nº 316/20, ganhou um significado especial este ano, ao coincidir com os 100 dias da gestão do presidente Fred Coutinho.
O procurador Marcílio França destacou que o TJPB fortalece sua aproximação com a sociedade ao abrir suas portas para o público, permitindo que todos compreendam a importância institucional do Poder Judiciário na construção da cidadania e na consolidação da democracia. “É uma ação que aproxima o cidadão da Justiça”, enfatizou.
Para o universitário Leandro Ramos, do 2º período do curso de Direito, a visita ao Tribunal de Justiça representou uma oportunidade única: “Estar presentes nesse espaço e conhecer de perto seu funcionamento nos permite compreender melhor os direitos e deveres que temos enquanto cidadãos inseridos na sociedade”, destacou.
A aluna Sofia Firmino, do 3º ano do Colégio Viva, destacou a experiência proporcionada pela visita ao Tribunal. “Poder conhecer e vivenciar de perto a história do TJPB foi algo muito significativo. Esse tipo de iniciativa aproxima os estudantes que sonham em cursar Direito, criando uma conexão mais forte com a futura profissão e nos motivando ainda mais a seguir esse caminho”, afirmou.
A coordenadora do Curso de Direito da Fesp, Gabriella Nóbrega, afirmou que, para os(as) alunos(as), experiências como esta enriquecem sua formação acadêmica e pessoal. Já o diretor do Colégio Vila, professor Roberto Oliveira, falou do orgulho da instituição em participar dessa iniciativa. “Estamos muito orgulhosos de estar aqui e proporcionar essa experiência para os nossos alunos”, disse.
Assessoria TJPB
1