O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou na Truth Social uma foto na qual ele é representado como papa. O perfil oficial da Casa Branca republicou a imagem no X.
Segundo a ferramenta Hive Portal, a probabilidade de ser um material gerado por inteligência artificial é de 99,9%.
Nesta semana, após ser perguntado se tem alguma preferência sobre quem seja o próximo pontífice, Trump brincou e disse que gostaria de ser papa.
“Eu gostaria de ser papa…. essa seria minha primeira opção”, comentou, continuando: “Não sei. Não tenho preferência [para próximo papa]”.
“Devo dizer que temos um cardeal que por acaso é de um lugar chamado Nova York e que é muito bom, então veremos o que acontece”, concluiu.
A foto colorida divulgada por Trump mostra-o sentado em uma poltrona, vestido com uma batina papal branca, coroado com a mitra e usando a imponente cruz de ouro. Sua mão esquerda está apoiada na coxa, e seu dedo indicador direito, apontando em direção ao céu.
A imagem não é acompanhada por nenhuma legenda. Nos comentários, seguidores reprovaram o post.
“Inapropriado, insensível e desrespeitoso”, afirmou um usuário do Instagram.
“Esta imagem não é engraçada. Não é sátira. E não é inofensiva. Donald Trump vestido como papa é uma construção visual intencional, feita para projetar divindade, autoridade moral e poder absoluto”, escreveu outra seguidora.
“É a estética de um homem que não quer liderar uma democracia. Ele quer ser adorado. Isso não é fantasia, é propaganda. Não é fé, é arrogância em vestes religiosas”, disse mais um seguidor.
Americanos apontaram o absurdo de o perfil oficial do Governo repostar a “montagem”.
“Esta é uma conta oficial de mídia social administrada pelo governo. Como representação dos Estados Unidos, ela não deveria zombar de nenhuma religião — muito menos daquela que eles afirmam ter trazido de volta à Casa Branca. Isso é bastante irônico, considerando que o governo Trump não demonstrou nenhum valor ou ação cristã nos últimos 100 dias. Jesus não está na Casa Branca. Judas Iscariotes está. Que vergonha inacreditável”, afirmou uma seguidora.
com CNN Brasil